O Laboratório de Botânica do Departamento de Ciências Naturais da FURB foi criado em 1990 com a participação dos professores de Botânica Alceu Natal Longo e Lucia Sevegnani. Com o aumento da demanda de pesquisa e estudo de docentes e alunos do curso de Ciências Biológicas, bem como necessidade de local para o incipiente herbário, para as coleções didáticas e científicas, e para o acervo bibliográfico resultantes das pesquisas em campo, houve necessidade de ampliação no espaço físico.


Com a chegada dos novos professores, Karin Esemann de Quadros, Sidney Luiz Stürmer e Alexandre Uhlmann, o laboratório teve ampliação física, totalizando 129 m², equipamentos e linhas de pesquisa e extensão. Atuam hoje junto ao Laboratório os professores Dr. Sidney Stürmer, Dr. André Luís de Gasper e MSc. Roberta Andressa Pereira, que estão no laboratório desde 2002, 2014 e 2015, respectivamente, além do técnico Morilo José Rigon Junior, que está no laboratório desde 2014, um monitor e bolsistas de projetos específicos dos professores do laboratório.


SÍMBOLO


A árvore símbolo do estado de Santa Catarina e também a planta símbolo do laboratório é uma imbuia: Ocotea porosa (Nees & C. Mart.) Barroso (Lauraceae); A prancha ao lado foi desenhada por Diana Marques para o 50º Congresso Nacional de Botânica ocorrido em Blumenau, SC, em 1999, nesta Universidade, como símbolo do mesmo.

Ocotea porosa por Diana Marques