COLEÇÃO INTERNACIONAL DE CULTURA DE GLOMEROMYCOTA

Bem-vindos a CICG

Prezados colegas, com imensa satisfação que apresento a Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota (CICG), localizada na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e iniciada com recursos da FAPESC e CNPq. Uma coleção para abrigar culturas de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), hoje dispersas em várias Instituições brasileiras, tem sido um anseio de longa data da comunidade de micorrizólogos no Brasil. Assim, a CICG pretende se tornar um centro de referência para pesquisadores da área que poderão utilizar os recursos disponíveis para nela depositar as coleções já existentes em várias instituições, para subsidiar pesquisas que necessitam de identificação das espécies, e para o treinamento de recursos humanos na sistemática e cultivo de FMAs. O crescimento e a continuação desta coleção dependem do uso e das interações que os pesquisadores e colegas “micorrizeiros” farão dela.


Siga-nos no Instagram: @cicgfma

CONTATO:


Sidney Luiz Stürmer

Curador da CICG

Departamento de Ciências Naturais

Universidade Regional de Blumenau

89030-903 Blumenau, SC - Brasil

Telefone: (47) 3321-0924 / 3321-0363

sidneysturmer@gmail.com

cicgfma@gmail.com

Notícias:

Fevereiro de 2022:

Em Taxonomia - Nomenclatura: a lista de espécies foi atualizada para incluir novas espécies descritas recentemente bem como uma nova família (Polonosporaceae). O Filo conta agora com 325 espécies descritas.

Em Equipe: conheça Caroline Vogel, aluna do curso de Ciências Biológicas da FURB e que iniciou recentemente no laboratório com bolsa de Iniciação Científica

Em Políticas – Distribuição de Culturas: o modo de distribuição de germoplasma da CICG sofreu alterações por questões econômicas. A aquisição de uma cultura (200 g de inóculo) tem um custo de R$ 100,00.

Em Taxonomia – Descrição de Espécies: descrição das espécies Gigaspora albida, Gigaspora gigantea, Rhizophagus clarus e Acaulospora colombiana foram acrescentadas, com descrição da estrutura da parede dos esporos, comparação com descrição original, história taxonômica e informações biogeográficas. Fotos dos esporos inteiros e quebrados também são apresentadas.

Como citar esta página:

CICG. Ano. Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota. Disponível em: < https://sites.google.com/site/cicgfma/home > Acesso em: dia/mês/ano.