: : Inicial  : : Pragas : : Doenças : : Incêndios : : Invasões Biológicas : : Publicações : : LAMPF : : Projetos : : E-mail : :


Projetos

Levantamento de insetos-praga e patógenos associados à palmeira-real-da- austrália (Archontophoenix spp.) e proposição de formas de controle alternativas

Este projeto tem como objetivo realizar levantamento de insetos e/ou patógenos associados ao cultivo de palmeira-real (Archontophoenix spp.) avaliando-se quais são potenciais pragas da cultura, buscando-se estudar formas alternativas de controle, principalmente no que se refere ao controle biológico, procurando desta forma reduzir o uso de produtos químicos em culturas agrícolas. Como justificativa, pode-se citar o aumento da produção de palmeira-real criando a possibilidade da mesma vir a diminuir a pressão sobre a exploração da palmeira-jussara (Euterpe edulis), por ser uma alternativa economicamente viável  de boa aceitação no mercado. <Ler mais>

Estudo das interações entre diferentes adubações e a biologia da praga Cinara atlantica (Hemiptera: Aphididae), pulgão do Pinus spp.

O objetivo do projeto é estudar as interações entre macro e micro nutrientes existentes no solo utilizados pela planta (Pinus spp) aplicando diferentes formulações de adubação a nível de viveiro, atuando indiretamente como fornecedores de nutrientes para a subsistência de Cinara atlantica pulgão-do-pinus. Espera-se alterar características importantes da biologia da praga, diminuindo a reprodução ou o ciclo normal de desenvolvimento e sua dispersão, mantendo-a abaixo do nível de dano econômico. Além disso, esta será uma alternativa a utilização de agrotóxicos,  principalmente devido ao gênero Cinara spp. poder apresentar resistência à produtos químicos e não existir atualmente nenhum produto registrado para o controle desta praga. <Ler mais>

LINKS LAMPF
Lab. de Proteção Florestal-UFPR

Lab. Neotropical de Controle Biológico

Universidade Regional de Blumenau

O Laboratório de Monitoramento e Proteção Florestal - LAMPF, desenvolve projetos a nível nacional e internacional, voltados pricipalmente ao controle biológico de plantas, além de ser utilizado por acadêmicos do curso de engenharia florestal da Furb para realização de aulas práticas na área de Proteção Florestal.

 

____________________________________
 
_________________

Doenças                                                                 As doenças florestais, são um problema que preocupa cada vez mais os produtores, atacan-do    as plantas durante todo o seu ciclo, desde semente,  até o estabelecimento das plantas em campo.

_________________
Incêndios
_______________________________
 

Este site é SOMENTE de CUNHO DIDÁTICO para a divulgação da área de Proteção Florestal. Desenvolvido pelo Engenheiro Florestal André Luiz Buss, do curso de Engenharia Florestal da FURB e orientado pelo Prof. Dr. Marcelo Diniz Vitorino, responsável pelas disciplinas de Entomologia, Patologia, Incêndios e Defesa Florestal e Controle Biológico do curso de Engenharia Florestal da FURB e um dos principais difusores do Controle Biológico de plantas indesejáveis no Brasil.