3º Encontro Anual do Programa em Saúde Coletiva da FURB discute diversidade e inclusão

3º Encontro Anual do Programa em Saúde Coletiva da FURB discute diversidade e inclusão

Foto: Lucas Adriano

Entre 11 e 12 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou seu 3º Encontro Anual. As palestras e conferências alusivas ao encontro aconteceram no auditório do bloco J, do campus 1 da FURB.

Como público-alvo, o encontro reuniu mestrandos do PPGSC, servidores da rede pública de saúde de Blumenau, acadêmicos de graduação em cursos ligados à saúde e comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). A palestra-magna, realizada na noite de quinta-feira (11) discutiu a humanização do Sistema Único de Saúde e seus desafios, com a presença da nutricionista Patrícia de Souza Campos Silva, responsável pela Rede Humaniza Sus.

“Todas as temáticas propostas são SUS, compõem o Sistema Único de Saúde. E é pensando nisso que a gente também tem trazido, inclusive através do encontro, a proposta de falar sobre diversidade, inclusão e trazer à tona outros temas que, muitas vezes, estão esquecidos”, menciona a docente do programa, professora Luana Gabriele Nilson, do departamento de Medicina da FURB.

Além da palestra magna sobre o Sistema Único de Saúde, o 3º Encontro Anual do PPGSC da FURB contou com discussões sobre a saúde dos povos originários, saúde das pessoas com deficiência, debate sobre questões étnico-raciais na saúde, saúde da população LGBTQIAPN+ e saúde das pessoas em situação de rua. A abertura do Encontro Anual contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Michele Debiasi Alberton, representando a reitora Marcia Cristina Sardá Espindola, da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Andrea da Silva, da coordenadora do PPGSC, professora Doutora Luciana Bisio Mattos, entre outras autoridades.

Assista abaixo à reportagem em vídeo produzida sobre o encontro e saiba mais.