FURB 60 Anos: Conheça um pouco desta história

FURB 60 Anos: Conheça um pouco desta história

Foto: RTE FURB

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) está prestes a completar 60 anos de dedicação à educação. Seis décadas que mudaram para sempre a história de Santa Catarina, em especial a da cidade de Blumenau e a da região do Vale do Itajaí. Foi em 2 de maio de 1964, quando o professor Alcides Abreu proferiu a aula inaugural da então FACEB, Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau, considerada o embrião da FURB.

A mobilização para que o ensino superior fosse expandido para além da capital de Santa Catarina foi árdua e nasceu quase 10 anos antes do início das aulas das Faculdades que deram origem à FURB. Na década de 1950, surgiram as primeiras manifestações públicas em defesa da implantação do ensino superior em Blumenau. Em 1956, a estudante Orlandina Carmem Wüst publicou no então Jornal O Estudante um artigo com o seguinte título: “Por que Blumenau não tem uma faculdade?”

Foi a partir deste questionamento que a Câmara de Vereadores e a União Blumenauense de Estudantes levaram o debate para a sociedade e essa temática passou a se fazer presente em escolas, clubes de serviço e meios de comunicação da época, como as emissoras de rádio. Até então, quem buscava o ensino superior precisava se mudar para a capital de Santa Catarina ou de estados vizinhos e, depois de formado, não mais retornava para Blumenau.

Em meio a uma forte mobilização popular, a prefeitura de Blumenau, por meio da Lei Municipal nº 1.233, de 5 de março de 1964, criou a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau. Inicialmente mantida com recursos municipais, as aulas eram ministradas em um prédio da Escola Barão do Rio Branco. A aula inaugural, considerada como fundação oficial da FURB, ocorreu em 2 de maio daquele ano. Em seguida, as atividades foram transferidas para a Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, no bairro Ponta Aguda. Em 1967, foram criadas mais duas faculdades: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade de Ciências Jurídicas.

Concomitantemente à criação dessas duas faculdades, a Lei Municipal nº 1.458 de 20 de dezembro de 1967 criou a FUB, Fundação Universitária de Blumenau, posteriormente denominada Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), como ficou mais conhecida. Esta fundação seria a mantenedora das faculdades então existentes, constituída de um Conselho Curador e Administrativo. Em agosto de 1969, após a criação movimento Pró-Sede Própria da FURB, que viabilizou a construção dos três primeiros prédios da Instituição (blocos A, B e C), por meio da venda de rifas, foi iniciada a construção do que hoje se conhece por campus 1 da FURB.

Em fevereiro de 1986, com cursos de graduação já consolidados, aulas em diversos campi, escola técnica e projetos externos, o ensino superior da FURB recebeu do Ministério da Educação o seu reconhecimento como Universidade, por meio da Portaria Ministerial nº 117. Por uma questão legal, a FURB precisou mudar a sua razão social para Fundação Educacional da Região de Blumenau, em 1974, uma vez ainda não tinha obtido do MEC o seu reconhecimento como Universidade. A partir de 1986, quando da oficialização do seu credenciamento, a razão social da FURB voltou a ser a mesma adotada até hoje.

Na mesma data em que houve a assinatura da portaria que conferiu à FURB o status de Universidade, realizada em Blumenau pelo então ministro da Educação, Marco Maciel, foi realizada a inauguração do prédio da atual Biblioteca Universitária da FURB, uma das maiores de Santa Catarina.

Passados quase 60 anos de história, a FURB tem muito o que comemorar. São mais de 60 mil profissionais já formados pela instituição, que oferece hoje mais de 70 cursos de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e cursos à distância. Além disso, a FURB oferece cursos de curta duração, especializações e dispõe de 13 programas de mestrado e quatro de doutorado.

A instituição conta com aproximadamente 1.050 servidores, sendo cerca de 600 professores e 450 técnico-administrativos. Hoje, a FURB possui quatro campi, que possuem ao todo cerca de 310 laboratórios e 185 salas de aula. Além disso, a Universidade mantém acordos que fazem com que os estudantes utilizem espaços externos, como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Hospital Escola Veterinário e a fazenda-escola da Funpivi (Fundação Piscicultura Integrada Vale do Itajaí), localizada na cidade de Timbó, a cerca de 30 quilômetros de Blumenau, e os hospitais da cidade.

Suas ações sociais, científicas, esportivas, ambientais e de saúde impactam os 14 municípios componentes da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), região responsável por quase 30% do PIB catarinense. A FURB realiza mais de 300 projetos de pesquisa e 615 projetos de extensão levando conhecimento a toda a comunidade.

Em 2023, a FURB conquistou o lugar de terceira melhor Universidade de Santa Catarina, conforme o levantamento do Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais conceituados do país. Também em 2023, passou pelo seu processo de recredenciamento, obtendo nota 5, a nota máxima.

Em seus 60 anos, a FURB transformou a região do Vale do Itajaí e semeou talento por todo o país promovendo o ensino, a pesquisa, a extensão, a cultura e a internacionalização. Em 02 de maio de 2024 celebraremos a vida e a história desta instituição que faz parte do desenvolvimento de Santa Catarina.