FURBMUN 2024 é lançado com a presença do presidente do BRDE

FURBMUN 2024 é lançado com a presença do presidente do BRDE

Foto: FURBMUN - Divulgação

Na noite do dia 11 de abril, foi realizado o lançamento da edição de 2024 do FURB Model United Nations (FURB Mun). Neste ano, o simulado da Assembleia Geral das Nações Unidas debaterá os tópicos cidades, desigualdades, desenvolvimento e sustentabilidade.

A solenidade de lançamento do projeto, que está em sua terceira edição, aconteceu no auditório da Biblioteca Universitária do campus 1, contando com uma mesa redonda entre o presidente do Banco Regional para o Desenvolvimento do Extremo Sul, João Paulo Kleinübing, o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Christian Krambeck e a consultora de ESG (Environmental, Social and Governance, ou sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) Carla Oliveira.

Nas edições anteriores, já houve avanços com a integração do curso de Jornalismo, onde os estudantes buscavam representar veículos de imprensa dos países-membros, enquanto estudantes de Direito e da Etevi, o Ensino Médio da FURB, representavam as autoridades diplomáticas de cada país com direito à fala na Assembleia Geral.

Entre as novidades para 2024, o FURB Mun irá focar na internacionalização diplomática e na ampliação do leque dos cursos de graduação envolvidos. O papel de entidades financiadoras do desenvolvimento do novo modelo de cidades também será destacado em 2024, com a inclusão de cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a exemplo do curso de Tecnologia em Comércio Exterior.

“A simulação é extremamente válida, porque você traz essa discussão para dentro da Universidade, permitindo aos alunos ter contato com os grandes temas que são discutidos nos fóruns internacionais, como a COP (Conferência das Partes). E acho que nosso papel no banco é discutir a questão do financiamento (...) essa discussão também é importante, de como mobilizar tudo isso e o BRDE quer participar, todos nós queremos participar e contribuir com a FURB nesse processo”, afirma João Paulo Kleinübing, presidente do BRDE.

Assista à reportagem em vídeo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e veja como foi a visita do presidente do BRDE na Universidade: