Projeto FURB Federal é discutido em reunião com reitora da FURB e MEC em Brasília

Projeto FURB Federal é discutido em reunião com reitora da FURB e MEC em Brasília

Foto: Erlédio Pering

Na manhã desta quinta-feira (11), a reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professora Marcia Sardá Espindola, esteve em reunião com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil, a deputada federal Ana Paula Lima, equipe técnica e representantes do Movimento FURB Federal, Lucymara Valentini Borges e Claudia Sombrio Fronza, em Brasília. Discutido nos últimos meses, um grupo de trabalho será formado para continuidade ao projeto FURB Federal.

Agendada a pedido da deputada Ana Paula Lima, a reunião no MEC teve como objetivo a atualização da situação atual do projeto de federalização da FURB no ministério. Em setembro, a FURB entregou à então Secretária de Educação Superior, Denise Pires, três documentos solicitados pelo MEC para análise de viabilidade do projeto. São eles uma análise jurídica do processo de federalização, o levantamento patrimonial da universidade e a análise demográfica, socioeconômica e educacional da mesorregião do Vale do Itajaí e Microrregião de Blumenau. A reitora da FURB solicitou a continuidade do trabalho a Alexandre Brasil quando da sua recente posse como secretário, em fevereiro em Brasília. A perspectiva da reunião desta quinta-feira é positiva:

“O resultado da reunião de hoje é muito positivo. Fomos informados que o projeto já passou pela análise da equipe técnica do MEC e está sendo analisado, neste momento, pela Procuradoria do ministério. Esperamos em breve termos novas atualizações sobre a movimentação deste projeto que pode transformar a educação do Vale do Itajaí e de toda Santa Catarina”, avalia a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.

O principal pedido da comitiva, formada pela FURB, deputada Ana Paula Lima e representantes do movimento FURB Federal e Sintraseb, é que seja formado um grupo de trabalho para que o corpo técnico formado possa manter a conexão com o MEC e avançar no projeto. O pedido foi aceito pelo MEC e o grupo deverá ser formado em breve.

A federalização da FURB é um movimento que, desde 2002, busca expandir o ensino superior de excelência a todo o Vale do Itajaí fomentando a educação, o desenvolvimento e a economia local. A FURB foi a primeira instituição de ensino superior catarinense a nascer fora da capital e sua história está conectada ao desenvolvimento da região e da educação de Santa Catarina.