FURB dispõe equipamentos para vacinação da Covid-19

FURB dispõe equipamentos para vacinação da Covid-19

Foto: CMC

Já estão à disposição da Prefeitura de Blumenau os ultra congeladores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) para armazenar vacinas contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde da cidade consultou a FURB para saber da disponibilidade de ultra congeladores. “A Universidade de Blumenau dispõe de quatro equipamentos como estes, que refrigeram a uma temperatura de -70°C e são utilizados para armazenar insumos de pesquisas. Reorganizamos os espaços e com a otimização, estamos com dois equipamentos disponíveis, um de 800 litros e outro de 480 litros de capacidade”, informa o professor Dr. Ricardo Bittencourt, chefe da Divisão de Apoio à Pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura (Propex) da FURB.  
 
Lugares da ciência e da pesquisa, as universidades brasileiras aderiram aos esforços do Programa Nacional de Imunização (PNI), que deve começar, ainda em janeiro, a vacinar a população contra a Covid-19. A Universidade Regional de Blumenau (FURB), que já tem parcerias com a prefeitura de Blumenau para atendimento à população via SUS, colocou à disposição do PNI a estrutura da Policlínica Universitária, localizada no bairro Fortaleza Alta, bem como os equipamentos de ultra refrigeração.  
 
"A Universidade e a prefeitura de Blumenau mantém uma política de integração ensino, serviço e comunidade que reforça a atenção em saúde à população da região e que será muito importante nos esforços para a vacinação contra a Covid-19", pontua o vice-reitor, professor Dr. João Gurgel. 
 
Segundo informou nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau, a campanha de vacinação na cidade ainda não está definida e depende de informações do Governo de Santa Catarina. A liberação das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ocorreu no domingo, 17 e inclui a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca, que será produzida no Brasil pela Fiocruz.  
 
A adesão das instituições de ensino superior em todo o país ao PNI visa dar maior potência ao SUS na tarefa de imunizar o maior número de pessoas em menor tempo possível. “Nós temos uma rede de hospitais universitários, de ensino, filantrópicos e particulares, com profissionais habilitados aos processos pedagógicos das variadas campanhas de imunização nacional e que podem ampliar o potencial de atendimento disponível no SUS”, disse o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Waldemiro Gremski, em ofício enviado ao Ministro da Saúde, ao Ministro da Educação, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Saúde e ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Saúde.  
 
A iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e Fórum Nacional de Faculdades Comunitárias (Forcom)