TCC de Arquitetura e Urbanismo entre os melhores de 2020
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo/ Isabella Cremer [09/12/2020] [15 h39]
O Trabalho de Conclusão de Curso da graduanda em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Laura Grimberg de Sousa Chaveca, foi selecionado pelo ArchDaily Brasil como um dos 40 melhores trabalhos finais de 2020. O trabalho da Laura, “Ressignificando caminhos: a arquitetura no desastre”, foi selecionado entre os 427 inscritos neste ano, entre eles trabalhos do Brasil, Portugal e de Moçambique.
O projeto propõe um abrigo temporário de fácil montagem, com peças leves e de encaixe, e de baixo custo, para garantir um maior conforto e amparo às famílias abrigadas em meio a desastres, podendo ser montado por qualquer pessoa, proporcionando autonomia.
A acadêmica conta que teve a ideia para este TCC quando estava fazendo uma pesquisa sobre educação ambiental e gestão de risco de desastres, e percebeu que em Blumenau, uma região com histórico de enchentes e deslizamentos de terra, não havia um lugar apropriado para pessoas que precisam de abrigos temporários em tempos de desastres.
“Elas ficam geralmente em escolas, igrejas e clubes, e esses espaços não tem privacidade nem muito conforto, e acabam gerando violência e outros problemas. Com isso vi a oportunidade de desenvolver um espaço melhor para atender essas pessoas nesses momentos, um espaço que pudesse oferecer privacidade, um abraço em momentos assim, um lugar confortável”, afirma Laura.
Os módulos propostos no TCC orientado pelo professor Guido Paulo Kaestner Neto foram projetados de forma flexível para atender diferentes demandas. A graduanda de Arquitetura e Urbanismo da FURB explica que os abrigos podem ser montados de formas variadas, para diferentes objetivos, e que um pequeno módulo pode ser erguido junto de outros para formar um maior, atendendo famílias com várias pessoas. Há no design também a presença de uma pequena varanda, que pode ser utilizada como espaço de socialização ou para dar continuidade aos ofícios dos abrigados, evitando o ócio.
Laura afirma que um dos principais objetivos que manteve em mente para o seu Trabalho de Conclusão de Curso é sua aplicabilidade na comunidade em momentos de desastres, além de ser um projeto barato, que utiliza materiais locais e é feito em encaixes. O projeto inclui também um passo a passo de montagem para que qualquer pessoa consiga levantar o abrigo se necessário, e foi projetado para ser algo de fácil adaptação, onde materiais e funcionalidades podem ser moldados de acordo com as necessidades, podendo ser montado para ser, por exemplo, uma cozinha comunitária.
TCC na pandemia
Laura conta que o maior desafio que a pandemia trouxe para o desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso foi em relação à comunicação com seu orientador a partir dos seus desenhos, que é muito mais fácil no modelo presencial, mas que no final conseguiram adaptar os processos e finalizar o trabalho.
Apesar dos relatos de professores e acadêmicos de que suas atividades se multiplicaram no modelo de ensino e aprendizagem completamente remoto, o professor e orientador Guido Kaestner Neto afirma que “toda essa dificuldade conseguiu ser superada pela Laura, principalmente, e também pelo esforço da FURB e do curso de Arquitetura, para poder dar condições adequadas aos processos de orientação e nas diversas disciplinas”, e que essa conquista acaba sendo coletiva.
A graduanda de Arquitetura relata que ficou muito surpresa com a classificação, pois não esperava ser selecionada entre os 40 melhores trabalhos, e que ficou muito realizada com a conquista, percebendo ainda mais a importância de seu trabalho e sua aplicação na comunidade.
A seleção foi realizada a partir dos julgamentos do próprio ArchDaily Brasil sobre a apresentação, os gráficos e a temática abordada. Segundo o site, um dos maiores no mundo que traz conteúdos sobre arquitetura, mais do que simplesmente resolver um problema de forma satisfatória, um TCC deve levantar questões e incitar a discussão acerca do tema proposto. É exatamente isso que Laura coloca em foco com seu projeto, trazendo questões como o descaso com o conforto e a privacidade de abrigados, além da violência e o ócio ao qual ficam expostos.