Simpósio aborda direito, economia e sustentabilidade
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [27/10/2020] [17 h24]
O V Simpósio Regional de Direito Público e o Seminário Internacional sobre Políticas Constitucionais ocorre de forma totalmente virtual entre os dias 27 e 29 de outubro, com palestrantes nacionais e internacionais. O evento é promovido pelo Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe), do curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e discutirá, nesta edição, os Direitos Humanos, a economia e a sustentabilidade.
As atividades iniciaram nesta terça, 27, com três palestras e na abertura, a professora Dra. Milena Petters Melo, coordenadora do evento, discutiu as políticas constitucionais, a sustentabilidade ambiental e como repensar a economia a serviço dos Direitos Humanos. “A intenção do simpósio é trazer conteúdo jurídico para os acadêmicos de Direito da FURB, bem como para a comunidade em geral, nos âmbitos dos Direitos Humanos, da economia e da sustentabilidade”, explica Artur Milchert, presidente do Daclobe, ressaltando que as temáticas são relevantes e precisam ser discutidas.
Na manhã do dia 27, também foram discutidas as mudanças climáticas e as contradições constitucionais, com a presença do professor Dr. Michelle Carducci, da Universidade de Salento na Itália, e o direito empresarial ambiental brasileiro e sua delimitação constitucional, com a presença do professor Ricardo Murilo da Silva, da FURB.
Entre as participações internacionais no evento estão os professores Renato Briganti e Alberto Lucarelli, da Universidade Federico II, de Nápoles na Itália, e Domenico Amirante e Luigi Colella, da UNICAMPANIA. A programação conta com 20 palestrantes confirmados, além de apresentações de Grupos de Trabalhos nos dias 28 e 29, às 14h.
O evento é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisas em Constitucionalismo, Internacionalização e Cooperação da FURB, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (DACLOBE). Além das parcerias com o Centro Euro-Americano sobre Políticas Constitucionais (CEDEUAM), o Instituto Internacional de Estudos e Pesquisas sobre os Bens Comuns (IISRBC), o Doutorado em Direito Comparado (UNICAMPANIA), e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
As atividades programadas pelo V Simpósio Regional de Direito Público acontecerão no período matutino, vespertino e noturno, e toda a programação pode ser conferida no Instagram do simpósio (@vsimposiofurb).
A participação no evento é gratuita, vale horas de AACC para os acadêmicos que participarem e dará certificações em português e italiano. A inscrição para acompanhar as palestras e apresentações pode ser feita neste link.