Mestrado profissional propõe intervenção prática
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [11/08/2020] [18 h20]
Qualificar profissionais da educação, desde a educação infantil até o ensino superior e também para atuar em outros espaços educacionais é o objetivo do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência Naturais e Matemática (PPGECIM), mestrado profissional da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Qualquer pessoa com ensino superior pode se inscrever no programa, que é oferecido há 12 anos e já conta com mais de 140 egressos.
O coordenador do programa, professor Maurício Lopes, explica que o programa de mestrado profissional se difere dos demais programas acadêmicos, pois exige o desenvolvimento de um produto. “O mestrado profissional está sempre ligado a uma prática e é um processo de transformação dessa prática. Então, a produção não pode ser somente em nível de teorização ou de observação, precisa ser feita uma intervenção na prática”, explica Maurício.
Segundo ele, no mestrado profissional o estudante tem que articular um domínio de conhecimento com uma aplicação, que esteja ligada a um problema real da sociedade. “O foco é no ensino, portanto o estudante desenvolve o que chamamos de produto educacional. Ele faz uma investigação associada ao que está propondo, ou seja, vai investigar uma melhoria em uma prática, identificada como deficiente ou problemática no seu dia a dia”, afirma Maurício.
Pedagogia, Computação, Moda, Matemática e Química foram algumas das áreas que já passaram pelo PPGECIM, nas suas duas linhas de pesquisas: Formação e Prática Docente e Mídias e Tecnologias no Ensino. “Nessas linhas os estudantes veem temas diversos como a prática docente, uso de recursos tecnológicos e midiáticos. Sempre no sentido de transformar o estudante em um profissional reflexivo e investigador sobre a situação pedagógica”, diz o coordenador.
De acordo com a linha de pesquisa, os estudantes têm disciplinas que tratam de didática e inovação no ensino, teoria de aprendizagem, mídias e tecnologias no ensino, métodos científicos de pesquisas, entre outras possibilidades de discussão de conhecimento “que são muito importantes e podem ajudar os profissionais da educação em tempos de pandemia”, destaca Maurício.
Também, com a pandemia, uma novidade que está sendo testada para o ano que vem é a oferta de 75% da carga horária das disciplinas mediadas por tecnologias. “Este ano, estamos fazendo as aulas totalmente mediadas por tecnologias em função da pandemia e, como a experiência tem sido boa, decidimos que no ano que vem vamos manter 75% da carga horária dessa forma, dando possibilidade para estudantes de outros lugares que queiram fazer o nosso mestrado”, explica Maurício.
As inscrições ao PPGECIM estão abertas até o dia 2 de outubro.