Exposição de ciências naturais da FURB recebeu 5 mil visitas em 2023

Exposição de ciências naturais da FURB recebeu 5 mil visitas em 2023

Foto: Kiko Koch

No último dia 31 de março, a Exposição de Ciências Naturais Fritz Muller, que abriga diversas coleções da Universidade Regional de Blumenau (FURB), completou um ano desde a inauguração e registrou cerca de 5 mil visitas. No espaço, o público tem contato com diferentes setores da exposição, da anatomia humana a paleontologia, fauna brasileiras e animais do mundo.

As peças expostas na exposição são animais taxidermizados, material osteológico, como ossadas e crânios, conchas, fósseis e minerais, além de anatomia humana, citologia, física, química e matemática. As peças expostas têm origem em 90% de animais encontrados em estradas e 10% oriundos da parceria da universidade com zoológicos da região.

Dentre alguns fatos históricos preservados na exposição está uma ossada do crânio de uma onça morta por caçadores ilegais. A espécie, que vivia na localidade do Valagão da Palha, em Santa Catarina, foi dada como extinta.

Outros animais que chamam a atenção são os bugios taxidermizados doados pelo Projeto Bugio, uma parceria entre a FURB e a Prefeitura de Indaial. “A gente tem muitos bugios na nossa coleção zoológica, animais que ficaram no Projeto Bugio. Às vezes, eles vêm da natureza sendo eletrocutados ou algum outro motivo”, explica Elisabete Rechenberg, técnica da FURB e uma das responsáveis pelos animais taxidermizados da coleção zoológica da instituição.

A Exposição de Ciências Naturais Fritz Muller da FURB é aberta ao público e pode ser visitada de forma gratuita sem restrição de idade, com o funcionamento das 08h até ao 12h e agora também em novo horário das 13h às 17h. Localizada no bloco S, sala 201 campus 1 da FURB. Para visitar o espaço ou demais informações consultar o e-mail da exposição: exposicaodecienciasnaturais@furb.br 

Conheça mais da exposição assistindo ao vídeo: