Questões da pandemia como tema de TCCs

Questões da pandemia como tema de TCCs

Foto: CMC

Um semestre letivo alterado e já trazendo discussões sobre a pandemia do novo coronavírus não ficaria imune aos trabalhos acadêmico-científicos. Em todos os cursos houve atividades relativas ao assunto e para alguns formandos que chegaram ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o período excepcional serviu também como objeto de estudo. É o caso da defesa pública que acontece nesta sexta-feira, 24 de julho, às 16 horas, no curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
 
“A casa como território do existir: ensaio reflexivo-crítico acerca do viver em tempos de isolamento social”, foi tema de TCC da estudante  Isadora Moraes Vieira, de Psicologia, com orientação da professora Dra. Catarina Gewehr. A monografia analisa as novas formas de viver a partir do isolamento social e de como ele afeta o modo de utilizar a casa como lugar de trabalho, por exemplo. 
 
A defesa pública do TCC será nesta sexta-feira, 24 de julho, às 16 horas, com a participação da reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola. A apresentação encerra as bancas de TCC do curso de Psicologia, realizadas pela plataforma Teams.
 
Entre abordagens dedicadas a entender aspectos da pandemia, no Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC) foi apresentado o TCC “Covid-19 e a produção de notícias locais: um estudo de caso do Jornal de Santa Catarina no primeiro mês da pandemia em SC”, do estudante de Jornalismo Aldemir Mendes Paulino, orientado pela professora Dra. Alessandra Ogeda.
 
Em Publicidade e Propaganda, Renan Montenegro de Oliveira abordou a “Comparação estratégica de comunicação de empresas “B2B” e B2C” (empresas-empresas e empresas-consumidores) na mídia social Twitter em meio à pandemia”, orientado pela professora Msc. Heloisa Rosa.
 
Bancas abertas ao público
 
Ampliar participação do público às apresentações científicas foi um grande diferencial dos TCCs em tempos de pandemia. Na Psicologia os professores optaram por organizar um calendário estendido de bancas, entre 17 de junho e 24 de julho, com divulgação de acesso à plataforma.
 
Segundo o coordenador dos TCCs de Psicologia, Jaison Hinkel, as monografias contemplam a diversidade teórico-metodológica da área, apresentando contribuições para a produção do conhecimento científico e para compreender os modos de viver na sociedade atual. Dos trabalhos dedicados à Covid-19, Hinkel destaca ainda o trabalho da acadêmica Camilla Pereira, que investigou “A população negra diante de um cenário de incertezas, desde uma perspectiva crítica da Psicologia” e revelou como a pandemia afeta muito mais esta população e o quanto ela é socialmente vulnerável. “O trabalho nos mostra que a pandemia não tem nada de democrática, ela afeta muito mais severamente as populações cujas condições de vida são mais precárias”, pontua o professor.
 
De uma hora para outra, as pesquisas que originam os TCCs tiveram que ser feitas a partir de casa, respeitando as medidas de isolamento e distanciamento social em vigor desde 17 de março. Por outro lado, a tecnologia capaz de reunir em uma sala de aula virtual estudantes, professores e convidados revelou enorme potencial, enriqueceu e humanizou o momento mais importante da trajetória acadêmica, a defesa pública dos trabalhos.
 
“Vimos famílias inteiras acompanhando a apresentação do estudante, isso a partir de diferentes pontos do país, algo que, no modelo tradicional, não aconteceria”, observa a professora Cynthia Boos de Quadros, do Departamento de Comunicação, que coordenou as sessões de TCCs de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, nos dias 14 e 15 de julho.
 
“A possibilidade de convidar professores de outras instituições para as bancas e de ter um maior público presente às apresentações, no ambiente virtual, mostra que ainda temos muito o que explorar no uso da tecnologia”, destaca Cynthia. Para dar aos estudantes a mesma sensação de acolhimento, as adaptações ao ambiente virtual mantiveram algumas características do presencial, como a presença de tutores nas salas para dar suporte aos estudantes e professores na hora das bancas. “Funcionou super bem”, comemora a professora.
 
No Centro de Ciências Sociais e da Comunicação a cada semestre realiza-se o evento TCC Promover, organizado pela Agência República, de Publicidade. A equipe da agência organizou as salas especiais para as defesas no Teams e compartilhou materiais personalizados sobre os formandos nas redes sociais.
 
O professor Dr. André Luís de Gasper, coordenador dos TCCs no curso de Ciências Biológicas, avalia positivamente a experiência com as bancas remotas. “Tivemos trabalhos avaliando o impacto de agrotóxicos na biodiversidade, trabalhos com biologia molecular, bioprospecção para combater mosquito da dengue, dentre outros. A organização foi tranquila, todos já se acostumaram com o Teams, inclusive com muitos alunos assistindo as apresentações como ouvintes”, conta o professor.
 
As bancas
 
Mesmo com algumas dificuldades de validação de projetos, “sobretudo quando envolviam testes em campo, em casos com pessoas com deficiência visual, autismo ou detecção de quedas de idosos”, nos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação a finalização perante as bancas remotas transcorreu normalmente pelo Teams,  informa o professor Maurício Capobianco Lopes.
 
Capobianco destaca que a forma remota permitiu ampliar a participação de pessoas de outras instituições como avaliadores nas bancas, “como um professor da Universidade Federal de Santa Maria, entre outros convidados (...) Um destaque é que não tivemos desistências do TCC em função da pandemia, o que foi muito bom”.
 
No curso de Medicina Veterinária foram quatro semanas para a realização das 32 apresentações de trabalhos. Muitos TCCs tiveram que ser elaborados com dados que já haviam sido colhidos ou adaptados para uma revisão de literatura, já que não foi possível levantar dados em campo.
 
O professor Nicolau Cardoso Neto, de Veterinária, conta que várias reuniões foram necessárias para reorganizar o calendário e o prazo para a entrega das versões finais foi prorrogado. Estudantes e professores desenvolveram um processo próprio para a circulação dos TCCs e links para as salas. “Utilizamos o Teams e também o WhatsApp com o objetivo de facilitar o acesso dos professores aos trabalhos e às discussões e questionamentos, uma vez que alguns docentes chegaram a participar de mais de 10 bancas”, registra Nicolau.
 
Todas as apresentações foram gravadas e serão disponibilizadas pelo grêmio estudantil do curso. No semestre “bem diferente do normal”, a turma mostrou empenho e dedicação e “conseguiu com louvor enfrentar os fantasmas do TCC. Todos os 32 trabalhos foram aprovados, com notas muito boas” observa o professor de Medicina Veterinária.
 
Prorrogação
 
Com os ajustes feitos no calendário acadêmico ao longo do semestre, o prazo de entrega dos TCCs também foi prorrogado. No curso de Ciências Econômicas, a entrega será até 27 de julho. Para o coordenador, Ralf Ehmke, a orientação dos trabalhos seguiu de forma muita parecida com o presencial, nas aulas mediadas por tecnologias.  
 
Como defesas de dissertações de mestrado e teses de doutorado ligadas ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) já ocorrem de forma remota, a adaptação às bancas de graduação ocorreu sem dificuldades, diz Ralf.  
 
Os prazos vinculados aos cursos do Departamento de Engenharia de Telecomunicações, Elétrica e Mecânica também foram prorrogados “pois tivemos a interrupção de alguns trabalhos pela restrição no acesso às empresas”, informa o professor Luiz Eloi Vieira Junior. As apresentações ocorrem a partir da próxima semana e no início do mês de agosto.
 
No curso de Odontologia, as bancas iniciam nesta quinta, 23 de julho e seguem até o dia 30. Foi um semestre “bastante difícil para estudantes e professores” como observa a professora Maria Urânia Alves. Ela explica que os projetos que envolviam pesquisas presenciais se modificaram e passaram a utilizar nova metodologia como revisões de literatura.
 
O curso de Fisioterapia também segue com apresentações até o dia 30 de julho, enquanto no curso de Nutrição não haverá apresentação de trabalhos neste semestre, devido as dificuldades que os alunos tiveram na coleta de dados. As defesas foram transferidas para a primeira semana de novembro, de acordo com a professora Luciane Azevedo, coordenadora de TCC no curso.  
 
No curso de Engenharia Florestal foram seis trabalhos e tudo transcorreu sem dificuldades. No curso de Design foram apresentados três trabalhos, que já haviam sido iniciados antes da pandemia. Para o professor coordenador dos TCCs, Maiko dos Santos, embora as bancas tenham transcorrido bem no modo remoto, o tempo de uma hora para defesa pareceu pouco. “Acredito que, por não estarmos no modo presencial, acabamos falando mais no período de arguição, de modo que as demais bancas começaram com um certo atraso”, avaliou.