Mestrado oferece aulas especiais sobre tecnologias
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [08/07/2020] [18 h15]
Desenvolver estudos sobre inovação em mídias e tecnologias aplicadas ao ensino, unindo conceitos e práticas e qualificando profissionais à pesquisa e criação de produtos educacionais, estão entre os objetivos do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
O mestrado está com inscrições abertas para disciplinas especiais, cursadas com as turmas que estão em andamento. “Assim, os interessados podem conhecer a estrutura do curso e se envolver na discussão de conteúdos relevantes para a área de ensino”, observa a professora Janaína Poffo, vice-coordenadora do programa. Podem se inscrever como alunos especiais professores da educação básica, desde educação infantil, ensino fundamental nos anos iniciais, finais, médio e docentes do ensino superior, além de estudantes que ainda estejam na graduação, com interesse de pesquisa na área que é o foco do Mestrado.
As aulas começam no dia 03 de agosto, sempre às segundas-feiras, nos períodos vespertino e noturno (13h30 às 17h30 e 18h30 às 22h) e seguem até 28 de setembro. Serão oferecidas de forma remota, pela ferramenta de webaulas Teams e pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURB, o AVA3.
As disciplinas com vagas são:
Mídias e Tecnologia, que aborda Literacia em Mídias, Tecnologias e Informação para o Ensino. Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Objetos de Ensino e Aprendizagem. Metodologias Ativas e Inovações no Ensino mediadas pelas Mídias e Tecnologias.
Conhecimento científico, aprendizagem e desenvolvimento: contribuições de Vigotski para o ensino de ciências, matemática e tecnologias, envolvendo introdução ao pensamento de Vigotski; a constituição do sujeito em Vygotsky: os conceitos de funções psicológicas, pensamento verbal e não verbal, mediação, signo e mediação simbólica, internalização e autorregulação. Imaginação e criatividade em Vygotsky. Os planos históricos em questão: da filogênese à microgênese. Lei Genética do Desenvolvimento Cultural: a compreensão vygotskyana do Homo Duplex. Conhecimento científico, mediação e construção da subjetividade. O conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente como construção de conhecimento científico por zona de estudantes. A gênese do pensamento e da linguagem. Conceitos espontâneos e conceitos científicos: o processo de construção conceitual na perspectiva de Vygotsky. Níveis de pensamento conceitual: do sincretismo infantil ao conceito verdadeiro. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento: conhecimento científico, consciência e intervenção da vontade. A escola e a análise microgenética: a pesquisa histórico-cultural em sala de aula.
Processos e estratégias de ensino da Matemática, que traz abordagens metodológicas para o ensino de matemática, discutindo os pressupostos teóricos, enquanto campos próprios de investigação, contextualizando e analisando criticamente os processos de ensino e aprendizagem.
Nova turma
Além da oferta de disciplinas especiais, o mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática também está com inscrições abertas ao processo de seleção de candidatos para a turma de 2021.
As inscrições são online e ocorrem de 3 de agosto até 2 de outubro de 2020, a prova de seleção também será online e o programa prevê a oferta de 75% das disciplinas em aulas remotas.
O início das aulas está previsto para março de 2021, as atividades acontecem nas segundas e terças-feiras, as aulas serão pela plataforma Teams, nas segundas, nos períodos vespertino e noturno. Aulas opcionais de inglês e os seminários, realizados uma vez a cada dois meses, ficam para as terças. Os demais períodos são destinados à orientação e participação em atividades propostas pelo programa.
Linhas de pesquisa
Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Tem como foco interfaces entre o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, contemplando investigações sobre: formação inicial e continuada de professores da Educação Básica; as práticas docentes em contextos de educação formal e não formal; Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais; Didática das Ciências e os pressupostos da inovação educacional no contexto do Ensino de Ciências Naturais e Matemática com vistas à elaboração de conhecimentos científicos para o aprimoramento da ação docente.
Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Tem como foco estudos e práticas mediadas por mídias e tecnologias no Ensino de Ciências Naturais e Matemática, contemplando investigações sobre temas como: literacia em mídias, tecnologias e informação; objetos de aprendizagem; inovação em mídias e tecnologias aplicadas no Ensino de Ciências Naturais e Matemática e processos de integração desses recursos em espaços sociais diversificados, reais ou virtuais. A linha também contextualiza conteúdos curriculares e sua fundamentação histórica e epistemológica com base em conceitos científicos, além de discutir e problematizar os impactos da Ciência e da Tecnologia na formação dos cidadãos literatos da Sociedade do século XXI
Para conhecer mais sobre os estudos do programa acesse https://furbppgecim.blogspot.com/2020/05/uso-de-videoaulas-com-sala-de-aula.html e acompanhe as redes sociais https://www.facebook.com/ppgecim e @ppgecimfurb
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