Pesquisador da FURB desenvolve autotransformador com conexões simultâneas para otimizar eletricidade na indústria
Por Lucas Adriano [21/08/2024] [17 h46]
Gerenciar a distribuição da energia elétrica para equipamentos de grande e pouco consumo em uma mesma rede de distribuição pode ser, às vezes, uma dor de cabeça na hora de se planejar a infraestrutura elétrica de uma indústria ou um empreendimento comercial com várias subdivisões. Tendo este problema em vista, um pesquisador da FURB desenvolveu uma ideia de produto inovador, disponível para licenciamento, que se trata de um autotransformador com divisor equalizado de tensão, que possibilita conexões simultâneas de duas ou mais cargas em um circuito secundário, com o cancelamento de correntes em seu único enrolamento.
A solução foi submetida ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pelo professor Sérgio Henrique Lopes Cabral, docente da Universidade Regional de Blumenau, Doutor em Engenharia Elétrica. O projeto do autotransformador, que teve sua patente concedida e que segue vigente, está disponível para licenciamento por meio da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB.
“A ideia desse tipo de autotransformador, ao atender mais do que uma carga simultaneamente, ele acaba reduzindo a quantidade de energia que propriamente passa no interior dele e acaba transferindo diretamente da rede para carga, tornando então mais eficiente, menor tamanho, consequentemente com menor custo e menor perda de operação. (...) Um exemplo são as lâmpadas de vitrine de loja, por exemplo, em que várias lâmpadas simultaneamente e cada uma delas tinha um “transformadorzinho”. Com a nossa ideia, bastava um transformador de tamanho bem reduzido para atender simultaneamente essas lâmpadas, praticamente sem nenhum problema de aquecimento ou de perda, esse é, na verdade, um dos exemplos que na época a gente configurou até como teste, realizamos e tivemos êxito”, explica o pesquisador Sérgio Henrique Lopes Cabral.
Com esse exemplo, apresentado em aula, o professor resolveu ampliar a sua escala para grandes redes de distribuição, principalmente comercial ou industrial, acreditando ser possível economizar no número de transformadores para cada unidade comercial de determinada rede ou equipamento industrial, otimizando o uso da energia elétrica disponível. O autotransformador tem o objetivo de diminuir o custo no processo de montagem da rede de distribuição, podendo ser aplicado a diferentes níveis de tensão, simultaneamente, desde que mantido os valores de corrente instantânea. Com o divisor equalizado, é possível evitar possíveis sobrecargas ou subutilização da capacidade das redes, principalmente de média e alta tensão.
A iniciativa inovadora integra a Vitrine Tecnológica da Agit, que conta com mais de 20 tecnologias disponíveis para licenciamento. Empresários ou investidores interessados na ideia podem entrar em contato com a Agência de Inovação Tecnológica da FURB, através do telefone (47) 3321 0605 e do e-mail agit@furb.br.
Vitrine.TEC
Confira o programa completo sobre o projeto apresentado no programa Vitrine.TEC desta semana: