MESTRADO

MESTRADO
Processo seletivo

O curso de mestrado em Administração recebe inscrições de candidatos portadores de diploma de graduação em nível superior de qualquer área de conhecimento, obtido em cursos de duração plena, outorgados por Instituição de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.
O processo seletivo é anual e ocorre no segundo semestre de cada ano para o ingresso no ano subsequente.

Etapas

  • 1ª  Análise da documentação enviada
  • 2ª  Avaliação das entrevistas

Investimento 

  • Para aluno não bolsista: 30 parcelas mensais de 27,50 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 124/2017reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
  • É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 24 meses.
  • Curso sem taxa de inscrição.

Seleção

  • Nenhum processo com inscrições abertas.

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

Duração: 2 anos
Carga horária: 585 h/a
Vagas: 25
Frequência: semanal, quintas e sextas
Turno: vespertino e noturno
Local: FURB câmpus 1

Suficiência em língua inglesa: todo aluno deve apresentar suficiência em língua inglesa, até o final dos créditos teóricos, devendo ser comprovada através do teste Anpad, com resultado igual ou superior a 300 pontos na prova de inglês, ou em exame feito pela FURB ou por outras instituições de ensino superior credenciadas.

PROGRAMA DE BOLSAS 

PROGRAMA DE BOLSAS 

Bolsa Gratuidade da FURB 

  • O PPGAd oferece 3 bolsas de gratuidade por turma, concedidas pela FURB, que isentam os beneficiários do pagamento das mensalidades durante 24 meses. Estas bolsas estão disponíveis para ex-alunos da FURB, de acordo com as regras institucionais. 

Outras bolsas disponíveis

  • Além da bolsa de gratuidade, o PPGAd também dispõe de bolsas CAPES de demanda social e de outras agências de fomento, como FAPESC e CNPq. Existem ainda bolsas vinculadas a projetos de pesquisa específicos, que também cobrem o valor das mensalidades dos alunos. 
  • Regimento interno para bolsas
  • Portaria Capes nº 76/2010

Seleção

  • Nenhum processo com inscrições abertas.
ATIVIDADES ACADÊMICAS
  • Calendário acadêmico 2025

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Disciplinas fundamentais

Teoria das Organizações – 45h/a
Introdução aos Estudos Organizacionais. Relações Humanas, Comportamento, Motivações e Liderança; Processo Decisório e Estrutura de Dominação sob a Perspectiva Werberiana; Teoria dos Sistemas, Sistemas e Contingências; Abordagem do Poder; Cultura Organizacional e Aprendizagem Organizacional; e Teoria Institucional. 

Estratégias Organizacionais – 45h/a

Ampliar conhecimentos sobre a evolução e conceitos de estratégia, a formação das estratégias, o processo estratégico e a formulação de estratégias. Adentrar as discussões em estratégias competitivas e sustentáveis, estratégias para organizações específicas e para Arranjos Produtivos Locais ou outras formas de conglomerados organizacionais. Apresentar suporte teórico sobre estratégica e competitividade organizacional e discutir as interfaces com outras áreas do conhecimento.

Fundamentos da Inovação – 45h/a

Fundamentos teóricos; delimitação conceitual e epistemológica sobre inovação; tipos de inovação; economia da inovação; geração e difusão da inovação; conhecimento, aprendizado e inovação; dimensões da inovação; gestão da inovação; inovação como resultado. 

Disciplinas instrumentais

Métodos e Análises Estatísticas – 45h/a

Estatística Descritiva. Amostragem. Testes de Hip Hipósteses; Testes Student; Fisher: Cronbach; qui2. Regressão e Correlação. Classificação hierárquica. Análise em Componentes Principais. Análise de Correspondências. Análise Fatorial. Séries Temporais.

Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração – 45h/a

Pesquisas em Administração. Ética e gestão da pesquisa. Diferenças e aplicações da pesquisa quantitativa e da pesquisa qualitativa. O planejamento e as etapas da pesquisa científica: tema, problema e questões que norteiam a pesquisa; objetivos; hipóteses; justificativa; delineamento metodológico da pesquisa; população ou universo e amostragem; mensuração e escalas de medida; coleta de dados; análise de dados; validade e confiabilidade; e elaboração de relatórios de pesquisa. Normas comuns aos trabalhos monográficos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das normas internacionais American Psychological Association (APA).

DISCIPLINAS ELETIVAS

DISCIPLINAS ELETIVAS

Arranjos Produtivos Locais – 45h/a

Formas de reorganização industrial (cadeias produtivas, polos e clusters, redes e consórcios de PMEs), estratégias individuais/corporativas, metodologias para realizar a governança. Mecanismos de integração regional, planejamento e intervenção para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais.

Canais de Distribuição e Logística Reversa – 45h/a

Construção, manutenção e análise da estruturação de canais de distribuição; Gerenciamento da cadeia de suprimentos verde; Canais de Distribuição – Estrutura, organização e tipos; Canais de Distribuição Reversos; Planejamento de ações de Reversibilidade de Produtos.

Comportamento do Consumidor – 45h/a

Abordagem antropológica sobre novos comportamentos e novos mercados. Comportamento do consumidor em ambientes competitivos e inovadores. O desenvolvimento das estratégias de gestão de marca global para consumidores de inovações. O comportamento dos consumidores X, Y e Z. Adaptações de ações mercadológicas segundo a evolução tecnológica. Redes sociais e mídias sociais como drivers do comportamento do consumidor.

Cooperação e Redes Organizacionais – 45h/a

Formas de inovação oriundas do contexto aberto, colaborativo e articulações em redes de negócios ou ciência, tecnologia e inovação (C,T&I). Relação de aspectos externos a empresa com sua capacidade de inovação,  economia e competitividade. Redes organizacionais, inovação aberta, co-design e co-criação de produtos e serviços por compradores, fornecedores, concorrentes e demais stakeholders.

Corporate Branding em Mercados Competitivos – 45h/a

Conceitos de nivelamento de Marketing. Conceituação de temas relacionados ao branding. Processo de construção e destruição de marcas. Proposta de valor. Abordagens distintas de branding (Brand identity, Internal branding, Knowledge branding, Green branding) Atuação do administrador com a aplicação do branding. 

Empreendedorismo – 45h/a

Tipologia, fundamentos, histórico e definições. Reflexão crítica sobre principais escolas do Empreendedorismo: bases, sustentação, construções teóricas, interface e campos de aplicação prática. O ensino do Empreendedorismo. O Empreendedor. Gestão de pequenos negócios. Empresas familiares. As questões das minorias em pequenos negócios e no empreendedorismo. Criação de novas empresas. Métodos de pesquisa. Financiamento de risco. Empreendedorismo corporativo, coletivo, institucional e sem fins lucrativos. Empreendedorismo Internacional. 

Empreendedorismo Internacional – 45h/a

Estudos do empreendedorismo internacional: histórico, fundamentos e definições. Empreendedorismo e negócios internacionais. Internacionalização de pequenos negócios. Born Globals. Empreendedorismo e Multinacionais. Empreendedorismo Internacional em Organizações sem Fins Lucrativos. Empreendedorismo Internacional e Crescimento Organizacional. Empreendedorismo Internacional e Inovação. Empreendedorismo Internacional e Marketing. Internacionalização e Empreendedorismo Corporativo. Estratégia aplicada ao Empreendedorismo Internacional. Empreendedorismo Internacional em Economias Emergentes. Tendências. Tendências do campo de estudo.

Estratégias de Marketing – 45h/a

Implicações das estratégias de marketing nas organizações competitivas. Conceituação de temas relacionados à estratégia mercadológica. Atuação do administrador em relação às estratégias mercadológicas

Estratégia de Operações – 45h/a

Introdução à estratégia de operações; medidas de desempenho das operações; Estratégias de operações e desempenho; Estratégia de Operações e Qualidade; Estratégia de Operações e Cadeia de Suprimentos; Competências e Operações; Operações de Serviços; Teoria das Restrições; Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Processos; Integração entre Produção e Marketing; Estratégia de Operações e Competição Internacional; Operações Sustentáveis. 

Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas – 45h/a

Particularidades da Gestão Estratégica nas Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Principais autores, pesquisas e abordagens sobre a estratégia em MPME. O processo estratégico em contexto de grande restrição de recursos. Reflexos da centralidade do(s) proprietário(s)-dirigente(s) no processo estratégico. Estratégia em contexto de MPME dirigidas por um e por mais de um proprietário-dirigente. Equipes de direção na gestão estratégica de MPME. Estudos voltados à administração de pequenas empresas: histórico, fundamentos e definições. Criação de organizações. Ciclo de vida organizacional. “Mittelstand”: experiência alemã. Empresa Familiar. Redes de Cooperação e Associação. Fatores de Sucesso e Fracasso. Internacionalização de MPEs. Tendências.

Gestão do Conhecimento – 45h/a

Capital intelectual; Inteligência competitiva; Sociedade do conhecimento; Inteligência empresarial; Ferramentas para gestão do conhecimento; Desenvolvimento do conhecimento nas empresas; Geração, codificação e disseminação do conhecimento na Organização; Compartilhamento da informação intra e interorganizacional; Conhecimento como fator de inovação; Conceitos e práticas da inovação aberta; Capacidade absortiva.

Indicadores de Desempenho Organizacional – 45h/a

Indicadores de avaliação de desempenho; planejamento e medição para o desempenho; Balanced Scorecard; Indicadores de desempenho qualitativos e quantitativos; Indicadores econômicos, financeiros e de capital intelectual; Mensurar o desempenho dos processos e resultados de inovação. 

Inovação e Cultura Organizacional – 45h/a

Conceitos de cultura. Tipologia cultural de Hofstede. Característica e elementos da cultura organizacional. Cultura Brasileira. Conceitos de inovação, invenção, melhoria e mudança. Gestão da inovação. Ambiente inovador. Inovação tecnológica, administrativa, de negócio e de gestão. Metodologia para diagnóstico do ambiente inovador. Interface entre cultura e inovação.

Inovação em Produtos ou Serviços – 45h/a

Inovação radical x Inovação incremental; Inovação em serviços; Inovação desruptiva; Inovação do valor; Abertura de mercados por meio da inovação;

Inovação Social – 45h/a

Características da inovação social. Os objetivos da inovação social. Inovação Social e Mudança Social. Difusão da inovação social. A inovação social e o desenvolvimento sustentável. Tecnologias Sociais. Inovação Social e Competitividade de Organizações.

Internacionalização de Empresas – 45h/a

Ambiente institucional e econômico de Negócios Internacionais. Métodos e técnicas de Negócios Internacionais. Estratégias de Internacionalização das organizações. Teorias da Internacionalização. Temas avançados de internacionalização.

Metodologia do ensino da administração – 45h/a

O professor em sala de aula: as orientações de ensino e meios auxiliares; relação professor / aluno. Avaliação do desempenho: do aluno e do professor. Sistemas de avaliação do ensino superior (graduação e pós-graduação).

Métodos de Pesquisa Qualitativa em Administração – 45h/a

Fundamentos de pesquisa qualitativa. Diferentes abordagens existentes de pesquisa qualitativa. Desenvolvimento de habilidades para a utilização das técnicas mais populares de coleta e de análise de dados qualitativos. Subsídios e apoio para o avanço na elaboração do projeto de pesquisa/dissertação. Utilização de um software de tratamento e de análise de dados qualitativos.

Necessidades do Consumidor no Projeto de Produtos e Serviços – 45h/a

Relação competitividade – necessidades do consumidor; agregação de valor a bens e serviços; identificando necessidades do consumidor, gerenciando a relação não linear entre desempenho – satisfação – lucro; ferramentas e técnicas para avaliação do impacto do desempenho dos atributos do produto na satisfação do cliente.

Produção e Comunicação Científica – 45h/a

Objetivos da comunicação científica. O que incluir em um artigo científico. Estruturação do artigo. Sequenciamento da exposição. Fluxo da ideia e resultados. Aspectos da linguagem. Questões de citações. O que incluir no título, resumo e introdução, atraindo atenção do leitor. Decidindo onde publicar. Como analisar as exposições dos avaliadores. O que fazer em caso de rejeição. Como alavancar citações ao seu artigo e sua produção científica. Impacto da produção científica na carreira de docente e de pesquisador. Usando sua produção científica como docente.

Qualidade em Serviços – 45h/a

Conceito e evolução da qualidade em serviços; Gestão da Qualidade Total; Modelos de Excelência, Qualidade e Desempenho; Temas emergentes em TQM; a influência da emoção e fatores humanos nos serviços; Engenharia Kansei.

Responsabilidade Socioambiental – 45h/a

Origens, Conceitos e trajetória da Responsabilidade Social Empresarial. Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. As dimensões da sustentabilidade. As partes interessadas na condução de estratégias socioambientais. Relatórios Socioambientais.  Indicadores e Índices de sustentabilidade.  Normas de gestão voluntárias. Empreendimentos Sociais, Economia Solidária e Inovação Social.

Seminário de Dissertação – 45h/a

Utilizar-se-á de sistemática que valoriza a exposição e discussão do conteúdo permitindo, dessa forma, interagir as ideias elaboradas por cada aluno ao conjunto de participantes. Apresentação e debate com a participação de mestrandos e professores do curso sobre os temas e propostas de pesquisa para elaboração da dissertação. Troca de experiências e de referenciais acadêmico-científicos pelos participantes.

Teoria da Complexidade Organizações Complexas – 45h/a

Análises dos conceitos e origens da complexidade. Teoria Geral dos Sistemas. Teoria das Estruturas Dissipativas. Teoria da auto-organização. Teoria do Caos. O paradigma da Complexidade. A complexidade e a ação. A complexidade e as organizações. A complexidade e a ecologia. A Complexidade e a autonomia fundamental. Complexidade, autogestão, inovação social e desenvolvimento sustentável. Organizações Complexas.

Tecnologias da informação aplicadas ao ensino superior (TICS) – 45h/a

Analisar a influência das novas tecnologias na sociedade e na educação. Discutir a mediação pedagógica e novas tecnologias em diferentes ambientes de aprendizagem. Estudar a organização e construção da ação educativa em ambientes virtuais. Realizar análise e avaliação de ferramentas tecnológicas e softwares educativos. Desenvolver projetos de trabalho com as novas mídias.

Teoria das Organizações – 45h/a

Introdução aos Estudos Organizacionais. Relações Humanas, Comportamento, Motivações e Liderança; Processo Decisório e Estrutura de Dominação sob a Perspectiva Werberiana; Teoria dos Sistemas, Sistemas e Contingências; Abordagem do Poder; Cultura Organizacional e Aprendizagem Organizacional; e Teoria Institucional.

Teoria de Marketing – 45h/a

Conceitos centrais de Marketing. Conceituação de temas relacionados à administração mercadológica. Estudo das principais teorias e escolas de Marketing. Atuação do administrador em relação ao Marketing. Mudanças paradigmáticas e contextos específicos do cenário empresarial e econômico.

Tópicos Especiais sobre Inovação – 45h/a

Temas abrangentes ou específicos, relevantes para área de inovação. O professor será definido pelo colegiado, podendo ser professor do colegiado, convidado, visitante ou membro externo.

Tópicos Especiais sobre Gestão Estratégica de Organizações – 45h/a

Temas abrangentes ou específicos, relevantes para área de gestão estratégica. O professor será definido pelo colegiado, podendo ser professor do colegiado, convidado, visitante ou membro externo.