Aulas abertas sobre Ciência e Jornalismo na crise Covid-19
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [04/05/2020] [16 h07]
A crise do coronavírus colocou o papel do jornalismo em posição de destaque. Emissoras de rádio e televisão, assim como sites e outros canais de comunicação mudaram sua programação para dar ênfase à informação. Na disciplina de Jornalismo Científico, do Curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), acadêmicos discutem sobre as práticas jornalísticas frente ao cenário de pandemia, com aulas abertas a interessados nos temas. Seguindo decreto estadual, as aulas presenciais foram substituídas por meio remoto, pelo Ambiente Virtual de Amprendizagem da FURB e com aulas ao vivo pelo Teams, da Microsoft. Convidados especiais contribuem para compreensão das informaçõe atualizadas sobre os impactos da pandemia.
Reforçando o compromisso da FURB com a comunidade regional, as duas próximas aulas de Jornalismo Científico, nas quintas-feiras, dias 7 e 14 de maio, serão abertas ao público externo, até o número de vagas disponíveis no ambiente virtual. Os encontros ocorrem de forma síncrona, a partir das 18h30min e se estendem até as 22h. A primeira aula aberta, no dia 7 de maio, coincide com a realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. Promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com apoio da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPJor), a marcha tem o objetivo de despertar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Na última aula, 30 de abril, a disciplina já contou com a participação da pesquisadora e jornalista Tattiana Teixeira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Científico, Infografia e Visualização de Dados. Para esta semana, no dia 7 de maio, os convidados serão o jornalista Maurício Cancilieri, editor e apresentador do Futurando, o programa de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da redação brasileira da Deutsche Welle (DW), na Alemanha, e o jornalista William Robson Cordeiro, autor do livro “Infografia Interativa na Redação” e doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cuja tese de doutorado foi sobre infografia.
No dia 14 de maio será a vez dos jornalistas Fábio Bispo e Hyury Potter, que assinam a reportagem investigativa publicada no The Intercept Brasil, com as denúncias sobre as irregularidades na aquisição de aparelhos respiradores no Estado.
“Toda a discussão que temos feito está pautada na centralidade de duas instituições fundamentais na contemporaneidade, mas questionadas com movimentos negacionistas e de relativização: o jornalismo e a ciência. A intenção é permitir que se reflita profundamente sobre as questões inerentes a essa temática, contando com a participação de convidados especiais com reconhecida experiência no tema e possibilitando uma formação integral aos estudantes”, explica a professora responsável pela disciplina e doutoranda em Jornalismo/UFSC, Magali Moser.
Para participar ou assistir as aulas com os convidados especiais, interessados devem enviar um email para inscrição prévia. O endereço é: magali.moser@gmail.com
Sobre os convidados
Tattiana Teixeira é jornalista, com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Científico, Infografia e Visualização de Dados (Nupejoc). Já atuou como diretora-geral de Comunicação na UFSC e participa das principais entidades do campo, como a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e Associação Brasileira de Programas de Pós Graduação em Comunicação (COMPÓS). Foi finalista do 14º Troféu Imprensa, na categoria Educação – Contribuição Acadêmica ao Jornalismo.
William Robson Cordeiro é jornalista, mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN) e doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC) com estágio-sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), a Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). É autor do livro "Infografia Interativa na Redação" e pesquisador do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo - NEPHI-Jor.
Maurício Cancilieri é jornalista da Deutsche Welle Brasil há 7 anos, com passagens anteriores pela TV Globo Internacional e afiliada da TV Globo no interior de MG, Intertv dos Vales. Mestrando em estudos de América Latina na Universidade de Bonn. Atualmente, é editor e apresentador do Futurando, o programa de Ciência, Meio Ambiente e Tecnologia da DW.
Fábio Bispo é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá e pós graduando em Ciência de Dados pelo SENAI-SC. Atuou por dez anos nos veículos do grupo RIC-SC, atual ND+. Repórter com foco na cobertura política, transparência pública e jornalismo de dados. Atualmente escreve para jornais do interior de Santa Catarina e atua como colaborador freelancer para jornais de abrangência nacional. Tem trabalhos publicados em Estadão, Valor Econômico, site da revista Piauí, Agência Pública, entre outros.
Hyury Potter é jornalista graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Repórter com foco em contas públicas, meio ambiente e jornalismo de dados, tem passagens por jornais de Santa Catarina e do Pará. É colaborador freelancer de sites do Brasil e da Alemanha, como The Intercept Brasil, Deutsche Welle, BBC Brasil e InfoAmazônia.