Simpósio da Cátedra Unesco na FURB discute contribuições da Educação para o respeito às diversidades

Simpósio da Cátedra Unesco na FURB discute contribuições da Educação para o respeito às diversidades

Foto: Gilson Martins

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebeu nesta quinta-feira, 7, a terceira edição do Simpósio da Cátedra Unesco em Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, sediada na Universidade de Caxias do Sul desde 2023. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB) e reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Biblioteca, no campus 1, e contou com apresentações culturais e mesas de debate.

“A proposta do simpósio é debater o papel da educação na construção do cidadão global, aquele sujeito capaz de se encontrar no mundo sabendo que existem pessoas diferentes e respeitando essas diferenças”, destaca James Dadam, professor integrante da comissão organizadora do evento. O evento, que recebeu cerca de 250 inscritos, inclui debates e apresentações orais guiadas por temas como interculturalidade, plurilinguismo, sustentabilidade e democratização do conhecimento.

As cátedras Unesco objetivam construir pontes entre o ambiente acadêmico, a sociedade civil e as comunidades locais. “A Cátedra Unesco se insere em uma rede muito grande, são mais de mil cátedras no mundo e, no Brasil, são cerca de 40. Elas se destinam a fazer pesquisa, oferecer seminários de formação, promover eventos de extensão para democratização do conhecimento produzido nas cátedras e pelos que as integram”, explica Danilo Streck, coordenador da Cátedra para Cidadania Global e Justiça Socioambiental. Para Streck, o simpósio é uma oportunidade de compartilhar experiências com os pesquisadores da FURB e ampliar o horizonte das discussões.