FURB discute mobilidade das maiores cidades catarinenses

FURB discute mobilidade das maiores cidades catarinenses

Foto: CMC/FURB TV

Discutir mobilidade urbana, anos atrás, se restringia às grandes metrópoles. O assunto é, contudo, de interesse mundial, independente do tamanho das cidades. O tempo gasto pelas pessoas no trânsito impacta diretamente na produtividade, na qualidade de vida. Para discutir esse tema na realidade de Santa Catarina, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) promoveu o “1º Encontro sobre Mobilidade Urbana Sustentável: Cidades Catarinenses”, que reuniu poder público, profissionais da área e academia, com a presença dos secretários de planejamento urbano das três maiores cidades catarinenses (Joinville, Florianópolis e Blumenau) no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro.
 
A tecnologia aliada à população marca a experiência de Joinville. Lá foi criada um big data (grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados) para ajudar na decisão sobre alterações viárias. São cinco fontes de informação, sendo que a principal é o Waze, aplicativo para celular de mobilidade que informa instruções de trajetos, mapa de trânsito ao vivo e alertas de incidentes. Quando se “passa menos tempo no carro dirigindo do destino à origem, do trabalho pra casa, por exemplo, economizando, às vezes, dois dias por ano, para nós isso é qualidade de vida e dá muito prazer para continuar o projeto”, ressaltou Danilo Conti, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Joinville.
 
Sobre a capital catarinense o foco recaiu sobre investimentos em infraestrutura e pavimentação de vias de acesso aos bairros, além da construção de ciclovias. A meta de Florianópolis é dobrar, em um ano, toda estrutura cicloviária atual. “Também temos programas de valorização do caminhar, do pedestre. Programas que geram uma humanização na cidade, um planejamento voltado para as pessoas”, destacou Michel Mittman, secretário municipal de Transporte e Mobilidade.  
 
A qualificação do transporte público é a aposta para Blumenau. “Hoje nós temos a possibilidade, com os novos terminais que estão sendo implantados, de ter uma proximidade muito maior do munícipe com a perspectiva dos terminais”, comentou Ivo Bachmann Junior, secretário de Planejamento Urbano de Blumenau.
 
O curso de especialização em Mobilidade Urbana Sustentável, do Instituto FURB, foi apresentado durante o encontro. O foco da pós-graduação é nas cidades médias catarinenses. “A ideia é trazer a realidade desses municípios para ser debatida dentro da pós graduação, discutindo a mobilidade urbana”, afirmou o diretor do Instituto Furb, Christian Krambeck.   O curso é aberto para qualquer profissional, independente da área. Clique aqui para mais informações - http://www.furb.br/web/pos/cursos/0/5434/cursos/especializacao/cursos/inscricoes-abertas/mobilidade-urbana-sustentavel
 
A reitora Marcia Sardá Espindola destacou o suporte que a FURB fornece para os municípios nos mais variados temas, como é o caso da mobilidade urbana. “Esse é o papel da universidade. Com muita qualificação e também muito importante para os nossos estudantes, que participam desses projetos na prática”, resumiu.
 
Acompanhe reportagem da FURB TV sobre o encontro: