Gestão Ambiental

Preocupação com a qualidade ambiental

A melhoria da qualidade de vida é parte do compromisso assumido pela FURB com a aprovação da Política Ambiental, regulamentada pela Resolução 67/2020.  A Universidade reconhece a importância da proteção ambiental e da economia dos recursos naturais globais e, visando à melhoria contínua da qualidade de vida atual e futura, assume uma postura ambientalmente consciente e responsável que se expressa através dos seguintes princípios:

  • 1 - Envolvimento

    Ser uma Instituição que considera a cultura ambiental no desenvolvimento e nos resultados de suas atividades, transmitindo e estimulando a conscientização ambiental a todos os integrantes da comunidade interna e externa.

  • 2 - Cumprimento da lei

    Cumprir a legislação ambiental em todos os seus câmpus e, sempre que possível, adotar critérios mais rigorosos que os estabelecidos em lei.

  • 3 - Formação

    Oportunizar educação e treinamento às comunidades interna e externa no que se refere à melhoria contínua da qualidade ambiental.

  • 4 - Administração de materiais

    Adquirir com critérios ambientais, usar racionalmente, promover a reciclagem e descartar adequadamente os materiais permanentes e de consumo, incluindo água e energia, envolvidos nas atividades diárias da instituição, desde que não implique em perda da qualidade do serviço.

  • 5 - Publicidade

    Tornar pública esta política ambiental, as ações corretivas e os resultados decorrentes da sua implementação.

  • 6 - Sistema de gestão ambiental

    Manter permanentemente um sistema de gestão ambiental com o objetivo de monitorar as atividades administrativas, do ensino, da pesquisa e da extensão.

150x150 placeholder image

Desde 2000 ocorre a implantação do Sistema de Gestão Ambiental - SGA da FURB tendo o papel integrador das ações ambientais na Universidade.  O SGA está estruturado com a Coordenadoria do Meio Ambiente - CMA que é o órgão permanente de assessoramento à administração superior da FURB.

Nossos Programas

ÁGUA E ENERGIA

O Programa de Água e Energia foi implantado em 2005 e visa a dimensionar corretamente a carga térmica para cada ambiente; adequação de projetos elétricos antigos à nova realidade; troca de torneiras antigas por modelos automáticos em diversos ambientes; controle das entradas de água e energia na Universidade; coleta semestral de 500 m³ de esgotos das fossas, filtros e resíduos das caixas de gordura nos câmpus da FURB.

RESÍDUOS SÓLIDOS

O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos compreende a separação, coleta e encaminhamento para reciclagem de resíduos como papel, plástico, metais e vidro gerados na Universidade.

Com a implementação do Programa em 2000, a coleta seletiva e a destinação dos resíduos passaram a acontecer de forma sistemática: os resíduos são coletados nas lixeiras coloridas específicas e encaminhados para a Central de Resíduos Recicláveis da FURB.

RESÍDUOS PERIGOSOS

O Programa Gestão de Resíduos Perigosos foi implantado em 2001 nos laboratórios, clínicas e biotérios da FURB, que geram ou manipulam resíduos perigosos, incluindo os resíduos de serviços de saúde. 

O Programa visa a minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte de resíduos perigosos, reduzir os riscos na manipulação e armazenamento, evitando o seu acúmulo, e reduzir o uso de produtos perigosos. Também, prevê a classificação seguindo a NBR 10.004/04, segregação, pré-tratamento, rotulagem, transporte e destinação ao aterro industrial dos resíduos perigosos.

Licenciamento Ambiental

Com a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, a FURB detectou a necessidade de promover o Licenciamento Ambiental de suas atividades junto ao órgão ambiental de Santa Catarina, a Fundação de Meio Ambiente - FATMA.

Com base nesses projetos, a Universidade obteve, em 2002, suas primeiras Licenças Ambientais Prévias – LAP e, em 2004, obteve as Licenças Ambientais de Instalação - LAI. Uma vez implantados todos os controles previstos nas licenças de instalação, a FURB obteve as Licenças Ambientais de Operação - LAO, em 2007.

Assim, a Instituição tem o total controle sobre os impactos por ela causados, estando em conformidade com a legislação ambiental pertinente.