Facebook Twitter Imprimir

PRESS-RELEASE


20/04 - Trabalho vê participação da mulher na construção da cidade


O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB convida para assistir a defesa pública da dissertação de mestrado de Daniela Pareja Garcia Sarmento, nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 14h30min., na sala R-301 (campus 1).
 
“A participação da mulher na construção da cidade contemporânea: contribuições para um novo modelo de planejamento urbano em Blumenau/SC” é o título do trabalho.
A Banca Examinadora é composta por: Prof. Dr. Leonardo Brandão (FURB); Profa. Dra. Paula Freire Santoro (USP); Prof. Dr. Oklinger Mantovaneli Junior (FURB); Profa. Dra. Marilda Rosa Galvão C.G. da Silva (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o direito das mulheres à cidade, frente à desigualdade de gênero em relação ao acesso e uso da infraestrutura urbana em Blumenau.
 
O trabalho se divide em três momentos de pesquisa. No primeiro momento, busca-se identificar a percepção das mulheres como usuárias da cidade, tendo como objetivo levantar as principais demandas e limitações enfrentadas em seu cotidiano. O segundo momento segue nas análises dos depoimentos das participantes e na organização de um documento que sistematize as demandas para subsidiar a discussão sobre o direito à cidade junto aos movimentos sociais de mulheres em Blumenau. A terceira etapa resulta na construção do documento “Carta das Mulheres para a Cidade de Blumenau”, protocolado na 6ª Conferência da Cidade de Blumenau, realizada em junho de 2016, e encaminhado para processo de revisão do Plano Diretor.
 
Esse processo de discussão e construção da pesquisa possibilitou um encontro direto com a realidade das mulheres, contribuindo como amparo teórico para o entendimento das mulheres sobre o seu direito à cidade.
 
Como resultado do trabalho, foi possível apontar a relevância da discussão da questão de gênero para a elaboração de políticas públicas urbanas, pois se verificou que as mulheres utilizam a cidade de forma diferenciada. Assim, ao pensar a cidade de Blumenau na perspectiva das mulheres, abre-se caminho para a humanização do processo de planejamento urbano. 
 
Publicação: Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh | Foto(s): Projetado por Creativeart - Freepik.com



Painel