Facebook Twitter Imprimir

PRESS-RELEASE


20/10 - A narração como vetor para o ensino de geometria


A mestranda Tatiana Roedel, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta nesta segunda-feira (23-10), às 9 horas, na sala I 504, Campus I, um seminário intitulado A Contação de Histórias no Ensino de Geometria no 5º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Viviane Clotilde da Silva.
 
 
O objetivo do trabalho foi verificar se é possível ensinar Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de contação de histórias, levando os alunos a identificarem em seu cotidiano as representações geométricas estudadas, e proporcionar o desenvolvimento da leitura e da escrita na matemática, com o intuito de auxiliar os alunos a buscarem novas estratégias na solução de problemas.
 
Na pesquisa, são elencadas informações sobre o uso da contação de histórias na sala de aula, a utilização da leitura e da escrita na matemática, bem como a importância da geometria.  As atividades didáticas, que compõem o produto educacional desta dissertação, foram aplicadas pela própria pesquisadora, em duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Blumena/SC.
 
Metodologia
Foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa participante, cujo foco foram as atividades realizadas pelos estudantes durante a contação de histórias. Nesta pesquisa encontra-se o relato e a análise da aplicação do produto educacional mostrando o interesse dos estudantes e a participação deles durante todas as atividades desenvolvidas.
 
 
Publicação: Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Aristheu Formiga | Foto(s): Divulgação



Painel