Facebook Twitter Imprimir

PRESS-RELEASE


30/07 - Arquitetura e Urbanismo destacado com selo nacional


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) outorgou Certificado de Acreditação ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), destacando-o nacionalmente, ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Presbiteriana Mackenzie. A solenidade de certificação foi realizada em reunião plenária do CAU, na tarde desta quinta-feira, 30 de julho.
 
A Acreditação CAU/BR nasce de um projeto piloto desenvolvido entre 2018-2020. Por meio de verificação nacional o conselho confere o selo de qualidade. A entidade convocou os cursos brasileiros dispostos a serem analisados. Seis foram habilitados e receberam visita dos membros do conselho em 2019, dos quais a FURB demonstrou excelência no ensino e formação de arquitetos e urbanistas.
 
Foram considerados parâmetros e indicadores de padrões de qualidade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, como a atuação e mobilidade dos egressos no mercado de trabalho. Os avaliadores conheceram as instalações, averiguaram projetos, conversaram com professores, estudantes e servidores.
 
A presidente do CAU em Santa Catarina, egressa da FURB e hoje professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau, Daniela Sarmento, considera que “estar entre os primeiros cursos acreditados pelo Conselho destaca não somente a FURB, mas o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Estado”. Ela aponta o posicionamento do curso e os investimentos feitos ao longo da trajetória de 28 anos de atuação em pesquisa, ensino e extensão como os principais diferenciais da formação oferecida pela FURB. “É muito importante ver o curso nesse primeiro movimento de certificação nacional, o que consolida seu amadurecimento”, afirma Sarmento.
 
A comissão que avaliou o curso da FURB esteve em Blumenau em novembro de 2019, conheceu a infraestrutura e conversou com professores e estudantes, "em um processo bastante rigoroso", conta a coordenadora Yone Pereira.  
 
Com a concessão do Certificado de Acreditação, o CAU/BR busca valorizar e fomentar o constante aprimoramento da formação profissional do arquiteto e urbanista, profissão que destaca como fundamental para o desenvolvimento educacional, econômico, social, político e cultural do Brasil, em harmonia com os processos internacionais de acreditação.
 
Os cursos foram avaliados considerando sua totalidade, incluindo o contexto institucional, projeto pedagógico, recursos humanos e condições de oferta, respeitando metodologias e abordagens locais, inovadoras e experimentais, conferindo maior destaque à qualidade e ao conteúdo. A adesão dos cursos ao processo foi voluntária e seis cursos foram avaliados.  
 
A solenidade de outorga foi transmitida ao vivo pelo canal do CAU/BR no YouTube e o Certificado de Acreditação encaminhado à reitora Marcia Sardá Espindola, também egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau. A reitora comemorou ao final da tarde essa conquista que, segundo ela, é uma oportunidade de demonstrar para todo o país a relevância do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, aprovado em Santa Catarina há três décadas. 
 
Publicação: Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Texto: | Foto(s): CCM



Painel