Facebook Twitter Imprimir

PRESS-RELEASE


23/03 - FURB recebe conceito “Muito bom” de Comissão Externa


Após três dias de visitas in loco, a Comissão de Avaliação Externa designada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) divulgou o resultado da visita. A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebeu conceito “Muito Bom”, o que representa nota 4, superando o último conceito recebido em 2010, que era “Suficiente”. O resultado representa a renovação do credenciamento como Universidade pelos próximos oito anos.
 
“Agradecemos a todos pelos resultados atingidos. Esta conquista reflete os esforços de todos: estudantes, servidores TAs e docentes e comunidade externa. Este resultado indica um processo de evolução e melhoria da Universidade, fruto da trajetória das gestões superiores e setoriais. A Comissão saiu com a impressão de que a FURB é muito mais daquilo que apresentado nos documentos oficiais. Isto quer dizer que estamos no caminho para atingirmos o conceito 5”, comentou o reitor da FURB, professor João Natel Pollonio Machado.

De segunda a quarta-feira (20 a 22 de março), a Comissão integrada pelos três professores externos: professora Dra. Luciane Bisognin Ceretta – UNESC/SC; professora Dra.Maria Aparecida Lucca Caovilla – UNOCHAPECÓ/SC e pelo professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins – IFSC, visitou toda a estrutura da Universidade (Campus I, II, III e V) e conversou com professores, servidores técnico-administrativos e alunos.

Utilizando da escala do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) - conforme Lei nº 10.861/2004 -, foram atribuídos conceitos de 1 a 5, em ordem decrescente os indicadores de desempenho institucional de cada uma das 10 dimensões avaliadas, em cinco eixos, resultando em um conceito final para a Instituição. Os cinco eixos avaliados foram Plano e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

A nota/conceito final dado à FURB pela Comissão Externa demonstra o cumprimento e, em alguns casos, a superação de todos os critérios exigidos para se enquadrar como Universidade. Chegar a nota 4 era uma das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O mesmo documento expõe o próximo desafio: qualificação das atividades acadêmicas e implementação do Projeto FURB – em que o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) atinja nota 4.
 
Publicação: Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Giovana Pietrzacka | Foto(s): Giovana Pietrzacka/Renato Becker/Anexu



Painel