Etevi - matrículas abertas
Facebook Twitter Imprimir

ATIVIDADES EXTRACLASSE

 

 

  

Academia de oratória

 
A Academia de Oratória Professor Bernard Hugo proporciona aos alunos um local para aprender e treinar técnicas de oratória. O trabalho compreende a ação conjunta com a Oficina de Redação, que busca desenvolver a produção de diferentes gêneros textuais. A Academia também é itinerante, com o objetivo de levar a oratória a vários locais, sempre buscando parcerias e divulgando o trabalho da Escola.

 

 

Grupo de estudos para pais

 
A Etevi busca sistematicamente integrar a família no processo pedagógico, seja através de reuniões, encontros formais, entrega de boletins. Como forma de construção de um trabalho casado, estabelecendo assim, a parceria e cumplicidade. O Grupo de Estudos de Pais nasceu do desejo de discussão sobre temáticas que envolvessem a adolescência.
 
Objetivos: proporcionar a interação da família com a escola; discutir temas relacionados com a adolescência; melhorar o relacionamento entre pais e filhos.

 

 

Intercâmbio de estudos

 
Com o objetivo de ampliar o vocabulário das línguas inglesa e espanhola e de proporcionar o contato com diferentes culturas e pessoas, a Etevi busca proporcionar a seus alunos o contato com alunos estrangeiros por meio de parcerias com instituições estrangeiras. 

 

 

Núcleo de Iniciação Científica - NIC

 
O Núcleo de Iniciação Científica permite o trabalho multidisciplinar a partir das quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. O NIC tem como objetivo difundir os princípios da pesquisa científica, a utilização das diferentes tecnologias e a construção de competências necessárias à consolidação de seus conhecimentos. Também possibilita o despertar da curiosidade epistemológica, relacionando a teoria e a prática dos conhecimentos veiculados em cada disciplina. A Etevi possui dois projetos de iniciação científica:
 
  • Horta escolar
O projeto consiste na aprendizagem sobre a realização de uma horta no espaço da Universidade para despertar a postura científica, por meio de métodos de observação e investigação, como também propiciar o desenvolvimento da cidadania, por meio do conhecimento e convivência de comunidades educativas de diferentes realidades sociais.
 
  • Robótica
No Projeto Robótica Educacional os estudantes são estimulados a desenvolver  e programar robôs para solucionar problemas direcionados. Acontece nas aulas e abrange a aplicação de conceitos das áreas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A abordagem é feita de forma multidisciplinar, proporcionando uma visão da robótica aliada à matriz curricular da Etevi O Projeto é desenvolvido em parceria com o Departamento de Sistemas e Computação da FURB.

 

 

Oficina de artes

 
A Oficina de Artes tem como objetivo apresentar ao aluno a possibilidade criativa e artística, com o uso de materiais alternativos e reciclados, construindo uma conscientização e contribuindo com um mundo sustentável e, também, a oficina de cerâmica que é uma das artes mais antigas. As propostas têm o intuito de despertar nos alunos o interesse pelas artes visuais.

 

 

Oficina de teatro

 
A Oficina de Teatro tem como objetivo formar grupos de teatro com os alunos da Etevi interessados na arte da interpretação, representação e de construir uma plateia, fomentando o fazer teatral na escola e na comunidade escolar. O grupo de teatro da Etevi representa a Escola em diferentes eventos, apresenta sketes e monta peças inspiradas em obras literárias selecionadas para as provas do vestibular FURB e da UFSC.

 

 

Orientação profissional

 
Escolher uma profissão é a passagem para o mundo adulto e, a decisão da escolha, marca o ingresso no caminho da construção para o trabalho e a sua independência. A Etevi, preocupada com esse momento tão especial para o jovem, coloca à disposição vários serviços para ajudá-lo em suas escolhas e no desenho de seu projeto de vida.
 
  • Curso de Formação Profissional (20h/a), com certificação.
  • Orientação Profissional em acompanhamento com o psicólogo escolar - parceira com o Departamento de Psicologia da FURB.
  • Dinâmicas de grupo.
  • Visitas aos cursos da Universidade.
  • Palestras sobre assuntos da atualidade.
  • Rodada de conversa com Profissionais.

 


Painel