Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


02/12/2019 - 23º BI treina Orientação na pista da FURB


Militares do 23º Batalhão de Infantaria do exército de Blumenau realizaram um treinamento diferente nas dependências do campus 1 da FURB, na tarde da quinta-feira, 28 de novembro. Eles praticaram Orientação, dentro da disciplina do curso de formação de sargentos, com conclusão prevista para o início do ano que vem.
 
A Orientação é uma atividade que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, geralmente fora da área urbana. Só é permitido o uso de um mapa específico e uma bússola. Aparelhos como GPS ou um telefone celular são proibidos.
 
Para o treinamento militar foram mobilizados 76 alunos. “O esporte Orientação soma para o militar esse conhecimento da leitura do mapa. Em uma operação logística ou de combate, ele pode receber uma ordem ou coordenada e vai precisar sair de um local ou de uma base, por exemplo, e percorrer um terreno, olhando apenas o mapa para chegar ao destino”, comentou o tenente-coronel Marco Antônio Chaves Schöttgen, subcomandante do 23º BI e coordenador das atividades.
 
Recentemente, a FURB recebeu o I Circuito Sprint de Orientação do Vale Europeu além do título de “pista-escola”, ou seja, circuito com vários elementos para aprendizagem da orientação em um terreno mais convencional, comparado às áreas utilizadas para a prática da modalidade. Possui áreas verdes, elevação, trilhas e estradas, permitindo que os participantes que queiram iniciar no esporte façam o percurso com mais segurança, adquirindo experiência. A pista-escola da Universidade tem, ao todo, cerca de 1km, com duração prevista de 15 minutos.
 
Os universitários também ganham com a vinda do circuito. Com o traçado da pista-escola, o curso de Educação Física, por exemplo, recebe mais uma modalidade esportiva que possa ser ensinada e praticada dentro da Universidade.
 
Publicação: 02/12/2019 - 12h13 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel