Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


02/05/2019 - 55 anos da FURB celebrados nas ondas do rádio

Há 55 anos a história do povo catarinense começou a mudar, com a decisão blumenauense de criar, em 2 de maio, a primeira instituição de ensino superior do interior de Santa Catarina. Hoje, dia do aniversário, uma programação especial está sendo realizada. Os cumprimentos chegam desde terça-feira, com pronunciamentos na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
 
A celebração deu inicio ao raiar do dia, quando locutores da rádio Nereu Ramos AM telefonaram para dar parabéns à reitora Marcia Sardá Espíndola. Em seguida, às 7 horas, começava um café com cuca na frente da biblioteca da FURB. O programa “Cafezão”, da rádio FM Atlântida, pela primeira vez saiu dos estúdios e aproveitou a data festiva para realizar no campus universitário o “Cafezão Itinerante”.
 
Para os radiouvintes, a reitora explicou os potenciais que fazem da FURB a única universidade do Vale do Itajaí com raízes na região e voltada para o desenvolvimento regional, graças às ações arrojadas de ensino, pesquisa e extensão. Ela comemorou que a instituição não possui dívidas, embora esteja atenta ao fluxo de caixa, apenas financiado pelas mensalidades. “Já começamos a direcionar ações para diversificação de receitas, com oferta de cursos pós-graduação, sequenciais e disciplinas da instituição, nas quais qualquer pessoa da comunidade possa se inscrever, independentemente de estar realizando um curso”, anunciou Marcia Sardá.
 
“Nossa estrutura é muito forte e queremos possibilitar preços acessíveis à comunidade”, afirmou Marcia na entrevista à rádio Nereu, como um dos propósitos para médio prazo. No “Cafezão”, a reitora foi convidada a pedir uma música e sugeriu “Twist and Shout”, dos Beatles, que embalava os universitários em 1964, quando a FURB deu seus primeiros passos. Com a presença dos jornalistas Pancho e Pedro Machado, colunistas do Jornal Catarina, o programa com o apresentador Rafa Steinbach animou a manhã da universidade e dos alunos da Escola Técnica do Vale do Itajaí (Etevi), com salas bem ao lado das tendas de transmissão.
 
Das 7 às 9 horas puderam acompanhar tudo ao vivo e presencialmente. O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Leonardo Sezerino, também foi entrevistado e frisou que “a Furb é o que é  pelas demandas dos estudantes”. Festeja que do ponto de vista estudantil houve muitas conquistas nas décadas de universidade em Blumenau. Como líder estudantil, entende que “é nosso papel contribuirmos com uma Nova Furb”.
 
O ponto alto da data festiva é a Solenidade Comemorativa aos 55 anos da FURB e 45 anos da Acafe, às 19h30min, no Teatro Carlos Gomes, com a presença do secretário estadual de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Ulrich Kuhn, do presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Marcelo Lanzarin, de autoridades políticas, empresariais e acadêmicas, como os reitores das mais de dez universidades do sistema da Associação Catarinense da Fundações Educacionais(Acafe). Serão recepcionados pela reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola e pelo presidente da Acafe e reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski.
 
A coordenadora da programação de aniversário da FURB, Fernanda Ostetto, da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da FURB, convidou os ouvintes para as atividades comemorativas da semana, que seguem até domingo, 5 de abril, quando professores e estudantes estarão no Parque Ramiro Ruediger com ações de mais de 30 cursos de graduação, para interação com a comunidade.  “FURB no parque” são gratuitas, das 9h às 15h. Em caso de chuva, a atividade estará transferida para o dia 26 de maio.
 
Da Assembléia Legislativa chegaram cumprimentos à reitoria, do presidente da Alesc, Julio Garcia, atendendo a requerimento do deputado estadual Laercio Schuster, além de pronunciamento na tribuna do deputado Ismael dos Santos, com considerações positivas do deputado Ricardo Alba. Na tarde desta quinta-feira a reitora Marcia Sardá conversa no estúdio da FURB FM com o presidente da Cãmara de Vereadores de Blumenau, Marcelo Lanzarin, ao vivo, a partir das 15 horas.
 
A FURB TV acompanhou a movimentação da manhã com o “Cafezão” da Atlântida no campus 1. Veja nas imagens e no vídeo abaixo:

 

 
Publicação: 02/05/2019 - 12h48 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CCM/Divulgação

Maio/2019 (alterar)



Painel