Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


22/06/2012 - Colóquio inscreve trabalhos científicos sobre Educação e Linguagem

Docentes do ensino básico e superior e acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação em licenciatura de todo o país tem até 30 de junho para inscrever trabalhos e relatos de experiências inovadoras para o 7º Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura e 1º Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação. Os eventos, promovidos pelo Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL) e pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação da FURB, vão acontecer simultaneamente entre 3 e 5 de outubro, no Campus 1.
 
O objetivo é oferecer um espaço de discussões, trocas e socialização de pesquisas relacionadas à Educação através de apresentações, palestras, mini-cursos e atividades culturais. Os trabalhos podem ser inscritos em um dos três eixos temáticos – a) discursos em questões educativas, b) letramentos e c) práticas educativas em linguagem -, separados por duas modalidades: Comunicação Individual, com resultados de pesquisas em Educação e Linguagem; e Relatos de Experiências (cuja inscrição é gratuita para professores da educação básica), onde o objetivo é socializar experiências inovadoras no ensino de linguagens, leitura e escrita.
 
Segundo a professora Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, a maioria dos trabalhos inscritos até o momento foca no conceito de “letramento”: o uso social da linguagem falada e escrita. São aguardados pelo menos 250 participantes, entre alunos, professores e egressos da própria FURB e de outras universidades do Brasil. “Sempre tivemos os encontros mais regionalizados. Com o Colóquio Nacional, pretendemos trazer para a FURB pesquisadores, professores e acadêmicos de todo o país para trocar informações e experiências”, explica a docente, que já organizou dois livros (em parceria com Cátia Fronza, da Unisinos-RS) sobre Educação e Linguagem, uma das três linhas de pesquisa do Mestrado em Educação da FURB.
 
Serviço

Acesse aqui as normas para inscrever trabalhos. Outras informações podem ser acessadas no blog oficial dos eventos ou solicitadas pelo e-mail linguagemeeducacao@gmail.com. Telefone para contato: (47) 3321-0255. 

Publicação: 22/06/2012 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Kriss Szkurlatowski/stock.xchng


Painel