Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


26/06/2012 - Lançado Fórum Catarinense de Indicações Geográficas

Foi um sucesso o Workshop Catarinense de Indicação Geográfica: Inovar para Preservar e Competir, realizado sexta passada no SENAI Blumenau. Com cerca de 200 inscritos, o evento debateu, sob os mais diversos pontos de vista, a Indicação Geográfica, importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social sustentável, preservação da história, cultura, tradição e promoção de produtos e do território.
 
O workshop resultou no lançamento da proposta de criação de um Fórum Catarinense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. Espera-se evoluir e aprofundar as discussões sobre o assunto, bem como divulgar esses institutos como instrumentos de valorização e distinção de produtos. Isso porque eles permitem a geração de renda, a preservação cultural, o desenvolvimento regional, a organização da produção e criação de valor agregado.
Também é meta do fórum otimizar a captação e utilização de recursos para projetos na área, incentivando a sinergia entre as diversas instituições e órgãos que trabalham ou pretendem trabalhar com Indicação Geográfica e Marcas Coletivas no Estado de Santa Catarina. “Outra grande conquista foi o pedido coletivo, de diversas entidades e participantes, para que os organizadores do evento o repitam no próximo ano, com a ampliação de sua duração e abrangência, pois Santa Catarina precisa de Fóruns de estudo e discussão do nível realizado.
 
As palestras
Entre os palestrantes, estiveram presentes representantes do Sebrae nacional, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Fapesc, da Coordenação de Incentivo às Indicações Geográficas de Produtos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Brasília, e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, além do INOVA@SC.
 
O evento contou com diversos apoiadores no Estado, entre eles a FURB. Além de apoiadora institucional, a Universidade foi muito bem representada no evento com duas palestras.
 
A primeira proferida pela Professora Dra. Patrícia Luiza Kegel, que falou sobre a Indicação Geográfica como vetor de desenvolvimento regional econômico e fez um paralelo com as ações que desenvolve no Programa da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB.
 
A segunda palestra abordou o tema “Indicação Geográfica: Um Instrumento para Agregar”, realizada pela mestranda do PPGDR e diretora de Inovação da AMPE/CIAMPEVI, a advogada Suelen Carls. Outros professores do Programa, bem como a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica da FURB também prestigiaram o evento, que foi considerado o mais importante encontro sobre o tema já ocorrido no Estado.
Publicação: 26/06/2012 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Divulgação


Painel