Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


30/07/2012 - Alunos de História da FURB retornam entusiasmados de viagem pelos Andes

“Viajar é trocar a roupa da alma”. Relembrando o verso de Mário Quintana, o acadêmico de história, Eduardo Götzinger, resumiu o sentimento de encanto após a viagem aos Andes feita pelo Curso de História da FURB, entre 2 a 12 de julho.
 
Foram 10 dias de visitação e estudos a várias cidades e sítios históricos no Peru e Bolívia. Alunos e professores do curso retornaram impressionados com a riqueza histórica e conhecimentos adquiridos sobre a região visitada e os grupos culturais que antecederam a civilização incaica.
 
O grupo embarcou em Florianópolis, fez parada em São Paulo e depois seguiu direto para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, cidade em que iniciaram o roteiro. A segunda parte da viagem foi percorrida de ônibus, passando pela cidade de Copacabana, à margem do Lago Titicaca. Devido à altitude de 3.800 acima do nível do mar, algumas pessoas sentiram-se mal, mas nada que intimidasse os viajantes com sede de conhecimento.
 
Na passagem por Puno foi visitado o Lago Urus, onde se localizam as Ilhas Flutuantes. Trocaram experiências com os habitantes e conheceram sua cultura, costumes e sua arte. Logo depois, a equipe chegou a Cuzco, no Peru, onde foi necessária uma parada e descanso para acostumar-se com a altitude. Em seguida, conheceram a antiga sede do império inca e visitaram as ruínas próximas à cidade nos povoados de Pisaq, Ollantaytambo e Chinchero.
 
Machu Picchu
Para chegar a Machu Picchu, ponto principal da excursão, o grupo viajou em trem panorâmico, contornando a parte baixa à beira do Rio Urubamba. “Foi fascinante percorrer o Vale Sagrado entre montanhas muito altas com seus picos nevados, beirando o Urubamba, que é um dos afluentes formadores do rio Amazonas”, explicou a professora Sueli Petry.
 
Já próximos à grande montanha, a ansiedade e expectativa da turma era grande. Parte dos integrantes antecipou-se aos demais, partindo cedo para acompanhar o sol nascer lá no alto. Encantados pelo magnetismo do lugar, suas ruínas e localização geográfica, os alunos fizerem muitas observações e questionamentos em torno da sua origem, história, arquitetura e importância para a época. No local existe uma estrutura montada para receber os visitantes que vêm de todas as partes do mundo. Por todo o seu teor histórico como referência de uma civilização que deixou um legado para a humanidade, Machu Picchu é considerada Patrimônio Histórico Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
De Machu Picchu, o grupo regressou passando por Pisac, cidade de grande importância na história inca com construções antigas, artesanato e seu mercado, e voltaram a Cuzco, onde visitaram os lugares turísticos e históricos, como o Museu Inca, a Catedral e o Templo dos Jesuítas, o Templo do Sol e outros.
 
Quase ao final da viagem, os acadêmicos pararam em La Paz, capital boliviana, para conhecer o Museu Etnográfico e Folclórico, a Catedral, a Igreja São Francisco e Palácio Presidencial, e o Mercado das Bruxas.
 
Regressando a Santa Cruz de La Sierra, já era hora de refazer as malas para o retorno. O grupo fez nova parada em São Paulo e logo mais tarde pousou no aeroporto de Florianópolis.
 
“Foi uma experiência única, pois além do conhecimento tivemos a oportunidade de constatar a realidade, o contraste do paisagismo que se dividia entre montanhas cobertas de neve, a diversidade cultural, as diferenças das classes sociais e a pobreza daquela gente que vive numa terra agreste, distante das áreas urbanas, numa luta contínua por sua sobrevivência”, comentou a acadêmica Jaqueline Marquardt ao chegar.
 
Entusiasmados os estudantes conversam entre si para organizar outra viagem pela América Latina. Para os professores que acompanharam os alunos do curso de História da FURB, a viagem proporcionou aos acadêmicos uma oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
 
 
RELATO DE VIAGEM
Por Eduardo Götzinger, estudante do curso de História da FURB
 
Mario Quintana já dizia: “Viajar é trocar a roupa da alma”.
 
Talvez seja esse o sentimento dos acadêmicos e professores do curso de História da FURB ao voltarem da viagem à Bolívia e Peru no mês de Junho.
 
No roteiro, locais como Copacabana e La Paz, na Bolívia, Cuzco, Pisac, e claro, a cidade histórica de Machu Picchu, no Peru, que contribuíram enormemente no conhecimento histórico, além das experiências com as diferentes culturas.
 
A cidade Inca de Machu Picchu é um espetáculo à parte. Sagrada para esse povo pré-colombiano, hoje recebe visitantes de todo o mundo que vão para lá conhecer e meditar, desfrutando da tranqüilidade do local.
 
Casarões, catedrais e praças, muitas delas do tempo da colonização espanhola também integraram o itinerário, que contou com explicação de guias locais.
 
Mas também outra face da America Latina, já conhecida por nós, pôde ser observada: pobreza, ruas e praças sujas, falta de saneamento básico, entre outros, que representam bem a exploração de governos e pessoas mais ricas sobre os mais humildes.
 
Veja abaixo algumas das imagens feitas pelo grupo na viagem
Publicação: 30/07/2012 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Divulgação

Julho/2012 (alterar)

31/07/2012 30/07/2012 27/07/2012 26/07/2012 25/07/2012 24/07/2012 20/07/2012 19/07/2012 18/07/2012 17/07/2012 13/07/2012 12/07/2012 11/07/2012 10/07/2012 09/07/2012 06/07/2012 05/07/2012 04/07/2012 03/07/2012 02/07/2012


Painel