Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


24/01/2013 - FURB assina convênio com prefeitura de Blumenau para controle populacional de animais

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) assina nesta sexta-feira (25/1) um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Blumenau para atuar no controle populacional de cães e gatos e realizar campanha educativa sobre posse responsável e controle de zoonoses na cidade. Além de castrados, os animais também receberão microchips contendo uma série de informações importantes – nome, endereço dos donos, histórico de saúde, etc –, o que vai permitir não apenas que animais perdidos sejam localizados com mais eficiência, mas também identificar casos de abandono ou maus-tratos.

 
O evento será às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, com a presença do professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da FURB, Silvio Luiz Negrão, além da participação da vice-reitora da instituição, Griseldes Fredel Boos. O convênio será de cinco anos, e se assemelha ao que foi assinado com a Prefeitura Municipal de Pomerode, no último mês de outubro. “Não existe programa nesta amplitude no Brasil, envolvendo não apenas a castração, mas a implantação de microchips e também campanhas educativas”, afirma Negrão.
 
Diretor do Departamento de Bem Estar Animal, criado este ano dentro da Secretaria de Saúde de Blumenau, Eliomar Russi acredita que a implantação do microchip vai garantir a posse responsável do animal. Para ele, o convênio com a FURB integra uma das etapas do processo no controle populacional de cães e gatos no município. "A conclusão do canil municipal vai permitir acelerar essa demanda. Atualmente estamos contando com o apoio de ONGs e voluntários da comunidade que encontram um lar temporário para os animais”, explica Russi.
 
Os trabalhos de castração e implantação do microchip serão realizados no Hospital Veterinário localizado no Campus 5 da FURB. Alunos e professores da Medicina Veterinária também vão desenvolver, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, o material da campanha educativa, além de participarem de palestras e outras ações.
Publicação: 24/01/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Sukanto Debnath/Creative Commons

Janeiro/2013 (alterar)



Painel