Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


16/01/2013 - Hospital Universitário FURB completa um ano de funcionamento


O Hospital Regional Universitário (HRU) completa nesta quarta-feira (16/1) o primeiro ano de funcionamento, com registro de 16 mil atendimentos. Aberto à comunidade, o hospital está situado no bairro Fortaleza Alta (zona Norte de Blumenau) e tem atendimento agendado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando como hospital-dia e realizando pequenas cirurgias e  exames diagnósticos.  
 
Hospital-dia
Para o reitor da FURB, professor João Natel Pollonio Machado, foi um ano de grandes realizações, com a consolidação de parceiras com os governos estadual e municipal que resultaram em ganhos para a população, inclusive com o credenciamento do HRU pelo Ministério da Saúde para funcionar como um hospital-dia.
 
O Hospital-dia (HD) é uma forma intermediária de atendimento entre as modalidades hospitalar e ambulatorial. São beneficiados pela assistência prestada em um hospital-dia os pacientes que necessitam de procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados em ambiente hospitalar (ex: medicação assistida, biópsia), mas que se apresentam em condições clínicas de permanecer em casa.
 
Para o reitor, é necessário fortalecer os laços com as secretarias estadual e municipal da Saúde, para atender as necessidades de Blumenau e as urgências e emergências no entorno da rodovia BR-470. “Para ampliar a capacidade de atendimento, precisamos de mais recursos, pois a Universidade não tem, no momento, condições financeiras para cumprir todas as demandas de Blumenau e dos municípios da região”, disse o professor João Natel.
 
Parceria importante
Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), o HRU é fundamental para desafogar as demandas de atendimento para a saúde na zona Norte do município, com vistas ao desenvolvimento da região. "O Hospital Universitário é muito importante para o município porque busca amenizar a demanda de consultas de especialidades, serviços ambulatoriais e cirurgias de pequeno porte. Queremos fortalecer a parceria com a FURB para, futuramente, transformá-lo em uma Unidade de Pronto Atendimento que virá a atender a população da região norte da cidade", disse o prefeito.  
 
Atendimento
Segundo a coordenadora-geral do HRU, Katrin Osti, a equipe de atendimento é composta por médicos de várias especialidades, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnico em radiologia e outros técnico-administrativos, totalizando 40 servidores. O Hospital funciona das 7h às 18h.
 
Serviço:
- Atendimentos da clínica cirúrgica - nível secundário de atendimento - pacientes encaminhados das Unidades de Saúde de Blumenau e Região;
- Cinco consultórios, com atendimentos nas seguintes áreas:
· Angiologia
· Cardiologia
· Cirurgia geral
· Cirurgia pediátrica
· Dermatologia
· Eletrocardiografia
· Eletroencefalografia
· Eletroneuromiografia
· Fisioterapia
· Nefrologia
· Otorrinolaringologia
· Ortopedia
· Proctologia
· Coleta laboratorial
  
 Espaço físico
 - Centro cirúrgico com duas salas cirúrgicas
- Sala de fisioterapia
- Setor de imagens (Raio-X)
- Sala de exames (neurologia e eletrocardiograma)
 
 Equipe
- Coordenadora: Enfª Katrin Osti
- 02 Enfermeiras
- 04 técnicas em enfermagem
- 03 auxiliares administrativas
- 04 estagiárias - bolsistas
- 01 assistente social
- 01 coordenadora pedagógica
- 01 técnica em análises clínicas
- Equipe de higienização e vigia/segurança
 
- Os cursos com alunos que realizam estágio: Medicina, Farmácia, Fisioterapia , Psicologia e Enfermagem.
 
Localização 
Hospital Regional Universitário
Rua Samuel Morse, 768 – Fortaleza Alta
Blumenau – SC.
Telefone: (47) 3334 6431
Publicação: 16/01/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Divulgação

Janeiro/2013 (alterar)



Painel