Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


29/01/2013 - Universidade receberá equipamentos suecos para pesquisar produção de biogás

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) vai receber em fevereiro dois bioreatores da Suécia para pesquisas e testes de biometanização – processo de transformação de resíduos orgânicos em gás metano, o biogás. É um dos primeiros desdobramentos do 4º Fórum Regional de Resíduos Sólidos Urbanos do Médio Vale do Itajaí e Seminário Brasileiro-Sueco Sobre Gestão de Resíduos e Projeto Vinnova, evento realizado semana passada com a Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) para desenvolver na região um plano integrado de gestão de resíduos sólidos baseado no modelo de Boras. O município sueco é mundialmente famoso por reciclar ou reaproveitar e transformar em energia 99% do lixo produzido por seus habitantes.

 
A biometanização tem sido um dos métodos mais aplicados na Suécia para lidar com os resíduos de origem animal ou vegetal, que no Médio Vale do Itajaí representam quase dois terços das 120 mil toneladas de lixo produzidas mensalmente pela população. Construir uma usina para produção de biogás é um dos primeiros passos do projeto regional que já envolve, além de Ammvi e FURB, a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).
 
Desde o final de 2011, a Ammvi vem trabalhando com instituições alemãs para desenvolver o projeto da usina na região. Agora, as pesquisas para implementação receberão apoio da Boras Energia e Meio Ambiente, empresa responsável pela gestão de resíduos na cidade sueca, além do Instituto de Pesquisas Técnicas da Suécia (Science Partner) e da Universidade de Boras, com a qual a FURB possui convênio há mais de três anos.
 
Em Boras, cada 10 mil toneladas de lixo orgânico se transformam em 1 milhão de metros cúbicos de gás metano, abastecendo a frota de ônibus municipal, os caminhões do próprio serviço de coleta e também automóveis – a economia na tarifa do transporte público chega a 20%. Agora, o sonho do município é tornar-se, em um futuro próximo, livre de combustíveis fósseis. Assim, de um problema urbano, o lixo se tornou um recurso, deixando de ir para aterros sanitários para desenvolver uma economia cada vez mais sustentável na cidade.
 
Informação
Além das pesquisas em biometanização, a FURB também vai desenvolver estudos de métodos de reciclagem, como a pirólise (usada para separar metais e lixo eletro-eletrônico), além de desenvolver projetos nas áreas de comunicação social e educação ambiental. Afinal, o modelo de Boras depende muito da participação dos seus habitantes para garantir a separação adequada dos resíduos. “Informação clara e constante é essencial”, segundo Linda Eliasson, da Boras Energia e Meio Ambiente.
 
Taxas mais altas para quem não separa, políticas que responsabilizam a indústria e o comércio pela reciclagem de embalagens e o desenvolvimento de um sistema adaptado à realidade das comunidades, incluindo imigrantes, também fazem parte das medidas que garantem o pleno funcionamento do sistema.
Publicação: 29/01/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Timothy Takemoto/Stock Images

Janeiro/2013 (alterar)



Painel