Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


20/03/2013 - Especialista em Sociologia da Saúde palestra sobre humanização do setor

Estudioso da Sociologia da Saúde há duas décadas, o professor doutor José Miguel Rasia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), acredita que boa parte – talvez a maioria – dos profissionais da Saúde ainda não entendeu o sentido da proposta de humanização desenvolvida pelo SUS a partir de 2003. “Para muitos, a humanização ficou reduzida a um manual de etiqueta profissional, quando não – o que é pior –, um manual de regras de imbecilização do doente”, critica o pesquisador, que nesta quinta-feira (21/3), às 19h, palestra na FURB sobre o tema “As dimensões sociais e humanas da Saúde”.

 
O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontece no Auditório do Bloco J (Campus 1), em uma iniciativa conjunta dos programas de pós-graduação em Educação e Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail ppgefurb@furb.br ou pelo telefone (47) 3321-0533.
 
Relações sociais
Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da UFPR, Rasia vai abordar questões da saúde publica e da medicina de alta complexidade. Para ele, a humanização das relações entre profissionais e pacientes passa pela interação e pela alteridade (todo ser humano interage e depende do outro), com a participação do doente na busca pelo bem estar.
 
“Considero que a relação entre a equipe de saúde e seu público pode se constituir num encontro de sujeitos que comunicam experiências de vida e que trocam conhecimentos sobre ela. É neste encontro que se pensa a saúde, desfocando-a do bom funcionamento dos órgãos, mas entendendo-a como uma condição na qual predomina a busca do bem estar, muito mais do que a cura, porque muitas doenças não são curáveis”, explica Rasia. Para o professor, são nessas relações sociais e terapêuticas, cruzando os conhecimentos científicos com as experiências de vida de cada um, que está o “horizonte de um processo de humanização bem sucedido”.
Publicação: 20/03/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Divulgação

Março/2013 (alterar)

31/03/2013 28/03/2013 27/03/2013 26/03/2013 25/03/2013 22/03/2013 21/03/2013 20/03/2013 19/03/2013 18/03/2013 15/03/2013 14/03/2013 13/03/2013 12/03/2013 11/03/2013 08/03/2013 07/03/2013 06/03/2013 05/03/2013 04/03/2013 01/03/2013


Painel