Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


19/12/2013 - Balanço: 2013 foi um ano de grandes avanços na FURB


O ano de 2013 está acabando. E a Universidade Regional de Blumenau (FURB) conquistou grandes avanços, fruto do esforço de toda a comunidade acadêmica e externa. Neste balanço, a Universidade relembra algumas ações que marcaram 2013 e que obriga a gestão a pensar com novo olhar em 2014. Entre as mudanças positivas está a criação de três novos cursos, as notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC/MEC).
 
Confira abaixo algumas ações:
 
ENSINO
 
Na Graduação:
  • Todos os cursos mantiveram a excelência na qualidade. Todos conquistaram notas igual ou superior a 3 no Enade. Neste ano, a FURB teve o primeiro curso que conquistou nota 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/MEC). Foi o curso de Secretariado Executivo Bilíngue.
  • Fortalecimento de programas que integraram as diversas atividades em diferentes níveis de ensino, como o PET/Saúde, PET/Biologia, PET/SUS e Projeto Enerbio.
  
Criação/início de novos cursos de graduação
  
Pós-Graduação Stricto Sensu
  
Pós-Graduação Lato Sensu
  • Aumento da oferta de especialização própria.
  
Pesquisa e Extensão
  • Consolidação e ampliação das linhas de pesquisa e parcerias importantes em projetos/programas de alcance regional, como políticas públicas com resíduos sólidos (parceria com Suécia/Alemanha), energia limpa, e, Vida e Saúde, em Pomerode (que terá início em janeiro de 2014).
  • Projetos de pesquisa aliados ao desenvolvimento tecnológico e científico, relevante trabalho do ITCP na Economia Solidária em nossa região. E a excelência dos trabalhos apresentados na Mipe - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.
  • Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina - pesquisa foi concluída e publicada neste ano por pesquisadores e acadêmicos da FURB. Santa Catarina foi o primeiro Estado brasileiro a concluir seu inventário florístico-florestal e passa a ser referência de estudo. Os livros resultantes deste estudo foram editados pela Editora da FURB (Edifurb).
  
Internacionalização crescente da FURB
  • Oferta de disciplinas ministradas em inglês, e aumento no intercâmbio de alunos e professores.
 
Cultura
  • Aumento do número de apresentações do Programa Permanente, manutenção e apoio da Orquestra da FURB, e abertura da Biblioteca Universitária aos domingos.
 
Institucionalização do PIPA
  • Neste ano, a FURB institui o Programa de Inclusão e Permanência Acadêmica (PIPA). Trata-se da adaptação e acolhimento de alunos com algum tipo de deficiência, seja ela física ou psicológica. Desde que foi implantado, no segundo semestre, está acolhendo 130 alunos.
 
FURB TV
  • Dia 2 de setembro, aniversário de Blumenau, foi retomada a transmissão do telejornal diário Edição Local, além da melhoria nos equipamentos.
 
CONDIÇÕES DE TRABALHO
 
  • Adoção de ações voltadas para valorização do servidor. Nova política de tempo integral de trabalho; remuneração de um terço de atividade extraclasse na Etevi; abertura de concurso público (desde 2006 a FURB não tinha concurso para técnico-administrativo); aprovada pela Câmara Municipal a lei que reduz a carga horária dos servidores da saúde e assistentes sociais e criação da proporcionalidade do tempo de licença pré-aposentadoria.
  • Criação da Secretaria de Gestão de Pessoas, além da oferta do curso de especialização em Gestão Universitária.
 
Infraestrutura
  • Melhoria na climatização e recursos audiovisuais das salas de aula, além da melhoria e inauguração de novos laboratórios.
  
Inovação
  • Assinada a parceria para a implantação do Distrito da Inovação e a compra da Casa Strauss. Ambos vão permitir um novo layout para o Câmpus 2. O primeiro começa a ser construído em 2014.
 
A Universidade enaltece o trabalho da representação dos estudantes que, por meio do DCE - Diretório Central dos Estudantes, centros acadêmicos e diretórios, colocaram em pauta a participação ativa e relevante dos alunos na construção de uma Universidade melhor. As atividades desenvolvidas pelo DCE, como DCE Solidário, a Geladeira Cultural, o FUCCA - Festival Universitário da Canção, Cultura e Arte, o Natal Solidário, além das eleições isentas e democráticas demonstraram a qualidade e nível dos acadêmicos da FURB.
 
Publicação: 19/12/2013 - 16h45 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Michel Imme Sabbagh

Dezembro/2013 (alterar)

19/12/2013 18/12/2013 17/12/2013 16/12/2013 13/12/2013 12/12/2013 11/12/2013 10/12/2013 09/12/2013 06/12/2013 05/12/2013 04/12/2013 03/12/2013 02/12/2013


Painel