Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


30/06/2014 - Oficina de recicláveis promove Educação Ambiental na FURB


Mãos que já educaram, trabalharam e hoje são ferramentas da criatividade voltada a preservação do meio ambiente. Um exemplo de consciência e movimento na chamada “melhor idade” que vem de uma das salas localizadas entre os blocos F e G da FURB. Promovidas todas as quartas-feiras por um grupo de alunos integrantes do Programa de Educação Permanente (PROEP) da Instituição, a oficina de materiais recicláveis é uma das atividades que fazem parte do Grupo de Estudos em Educação Ambiental (GEEA), e ajuda a transformar o que julga-se ser lixo em úteis e bonitos artigos de escritório.
 
 
 
A oficina é promovida em duas turmas por ano, e são produzidos interessantes objetos como porta-canetas, cadernos e agendas que também servem de rascunho. Livros e cadernos antigos e deteriorados também recebem reforma e ficam literalmente como novos, tudo utilizando materiais recicláveis que para muitos não teria mais utilidade alguma.
 
Uma arte que coloca a terceira idade da Instituição em movimento e, além do lado nobre da reciclagem, também exercita a criatividade de seus integrantes. Doroty Azambuja é um exemplo disso, aos 83 anos de idade e também participante do coral dos aposentados do PROEP, não esconde a alegria de estar não apenas contribuindo com a preservação do meio ambiente, mas também produzindo algo com suas próprias mãos.
 
“Estar aqui é uma coisa muito boa, se reunir, trocar experiências, estar em movimento. E o melhor de tudo, aprender a produzir e reformar algo que possa ficar para quem precisar um dia. Deixar a eles um material que eu mesmo fiz”. Afirma, entre seus trabalhos recentes está a encadernação de uma série de fascículos sobre ciência para seu bisneto.
 
O instrutor da oficina, Antônio Vilvert, comenta sobre a importância da divulgação deste trabalho para a comunidade como forma de exemplo do reaproveitamento do que parece descartável para muitos “É preciso divulgar, colocar a todos este trabalho que desenvolvemos. É um exemplo de como devemos lidar com o que a primeira vista é inútil, é lixo. É uma ideia que não pode ficar apenas aqui”.
  
Educação Ambiental para o futuro
 
Criado há nove anos, o Grupo de Estudos em Educação Ambiental (GEEA) desenvolve atividades de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e a preservação de seus recursos evitando o seu esgotamento. Ações promovidas em condomínios e escolas envolvem, além da reciclagem, métodos de cultivo de plantas e produção de adubo, como a compostagem aérea (com o reaproveitamento do chorume) e horta orgânica.
 
Segundo a professora aposentada, voluntária e coordenadora do grupo, Marlene da Silva, “o projeto tem como finalidade conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente, e principalmente, levar a todos a reflexão de que recursos naturais são finitos e devem ser preservados. Se ainda temos uma chance de evitar o fim destes recursos, por que devemos deixar acabar com eles?” Afirma.
 
Entre os projetos desenvolvidos pelo GEEA estão coletas seletivas em condomínios de Blumenau, ações de educação ambiental em escolas da rede municipal de Ilhota e outras mais. Os trabalhos tem a parceria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da FURB, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), da organização não governamental (ONG) Focinho Feliz, da Secretaria de Educação de Ilhota e de administradores de condomínios de Blumenau.
 
A necessidade de se repensar os processos de reciclagem e pensamento sobre o meio ambiente também foi enaltecida por Marlene. Segundo ela, “a um tempo atrás, pensávamos em apenas três ‘R’, reduzir, reutilizar e reciclar. Mas com tantas mudanças significativas em nossa visão e processos logo serão dez ‘R’. Além dos procedimentos padrão, teremos que recuperar, repensar, reaproveitar, recusar, reinventar, respeitar e reformar”, diz.
 
O coordenador do PROEP e do curso de Fisioterapia da FURB, Fabio Marcelo Mattos, enaltece a proposta do Grupo de voltar suas ações para o envelhecimento sustentável de seus integrantes, que tem também a experiência de vida a seu favor no sentido de transmitir suas reflexões sobre a preservação ambiental
 
Para ele, “é um trabalho que pode ser visto como uma missão para estas pessoas, passar adiante esta experiência de vida, serem verdadeiros divulgadores sociais, tendo como seu complemento neste trabalho sua vivência, o que viram no passado e como veem a preservação hoje”.
 
As atividades do PROEP são abertas a servidores e professores aposentados da FURB, como também a toda a comunidade que atingiu a maturidade (idosos e maiores de 45 anos). A cada semestre são organizadas novas turmas para suas atividades, que incluem além da educação ambiental artes cênicas, coral, hidroginástica, informática e outros.
 
Mais informações pelo telefone (47) 3321-0348, ou no site do programa.
Publicação: 30/06/2014 - 14h11 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): André Luiz Bonomini/estagiárioPROEP

Junho/2014 (alterar)

30/06/2014 27/06/2014 26/06/2014 25/06/2014 24/06/2014 23/06/2014 18/06/2014 17/06/2014 16/06/2014 13/06/2014 12/06/2014 11/06/2014 10/06/2014 09/06/2014 08/06/2014 06/06/2014 05/06/2014 04/06/2014 03/06/2014 02/06/2014


Painel