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ARQUIVO DE NOTÍCIAS


04/07/2014 - FURB lança selo comemorativo aos 50 anos


Em parceria com os Correios, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) lançou o selo comemorativo aos 50 anos. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (4/07), no Salão Angelim, na Biblioteca Universitária. Um dos pontos marcantes da cerimônia foi a obliteração. Além do reitor João Natel, quem deu os primeiros “carimbos” nos selos foram seis servidores da Universidade.
 
O diretor regional dos Correios, Paulo Oliveira de Andrade, enalteceu a importância da FURB na transformação do Vale do Itajaí. "A FURB tem uma dimensão enorme para a região. E este selo é uma forma de eternizar este momento que marca os 50 anos da Universidade", disse.
 
Em seu discurso, o reitor da FURB, João Natel, agradeceu a participação dos servidores e disse que a homenagem é muito significativa para a FURB, "pois é uma maneira singela que a comissão dos 50 anos da FURB encontrou para homenagear quem fez história na Universidade".
 
 
Conheça um pouco mais sobre os servidores homenageados:
 
Bráulio Maria Schloegel
Blumenauense, nasceu em 30/04/1943. Filho de Fernando Schloegel Filho e Ondina Schloegel. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas de Blumenau - FURB (1976), e Museologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972); também fez cursos de especialização nas áreas de documentação, arquivo e bibliotecas. Profissionalmente, iniciou suas atividades na FURB em 1968 atuando como professor junto ao Departamento de Direito. Atuou ainda como Superintendente de Administração, Diretor da Biblioteca Central por mais de 10 anos, Membro do Conselho Editorial da Editora da FURB, Diretor da Revista de Divulgação Cultural da FURB e do Núcleo de Atividades Culturais, publicando artigos nessas áreas. Atuou também como Vice-Reitor de 16/03/1982 até 16/03/1986. Aposentou-se em dezembro de 1995.
 
Genildo Gesser
Filho de José Gesser e Hertha Gesser, nasceu em Gaspar, em 07/08/1954. Cursou Educação Física na FURB, concluindo em 1978. Admitido em 1975, concursou-se em 1996 no cargo de Administrador Educacional, trabalhando na Divisão de Registro Acadêmicos - DRA, na Seção de Diplomas e acompanhou de perto as mudanças ocorridas na FURB, como quando os diplomas deixaram de ser expedidos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e passaram a ser feitos pela própria FURB. Dentre outras atividades que exerceu, ocupou, entre 1997 e 2006, a Chefia da Seção de Diplomas. Aposentou-se em setembro de 2011.
  
Maria do Carmo Coelho de Souza
Nasceu em São João Batista em 20/05/1958, filha de José Geremias Coelho e Ercidia de Souza Coelho. Começou a trabalhar na FURB aos 16 anos, em junho de 1974, na Divisão de Registros Acadêmicos – DRA, como auxiliar escriturária. Mais tarde, cursou Direito na Instituição. Em 1996 concursou-se  no cargo de assistente administrativo. Foi atuante na Câmara de Ensino, posterior Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Foi designada Chefe Adjunta da Divisão de Administração Acadêmica em 1989, Chefe da Divisão de Administração Acadêmica em 1996 e Chefe da Divisão de Registros Acadêmicos - DRA no período entre 1997 e 2003. Em 1996 foi Coordenadora local do Concurso Vestibular da ACAFE. Aposentou-se em julho de 2003.
 
Mara Butzke Hinkeldey
Nasceu em 17/12/1958 em Blumenau, filha de Curt Butzke e Asta Butzke. Iniciou suas atividades na FURB como escriturária em outubro de 1978. Em 1996 concursou-se para o cargo de Administrador Educacional. Formou-se em Letras na Instituição em 1980. Trabalhou na Seção de Apoio em Legislação Educacional e Registro Docente, onde ocupou o cargo de Chefe da Seção até sua extinção em 2006, quando passou a integrar a Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - DGDP. Em 2010 passou exercer suas atividades junto ao Gabinete da Reitoria, designada para ocupar o cargo de Chefe da Secretaria de Expediente e Documentação, onde é responsável, entre outras, pelas tramitações dos processos dos Conselhos Superiores (CEPE e CONSUNI).
 
Heidi Dittrich Zimmermann
Nasceu em Blumenau no dia 02/12/1958, filha de Wilfried Dittrich e Cybilla Dittrich. Foi admitida na Instituição em 1979 no cargo de Escriturária trabalhando inicialmente na Assessoria Técnica de Ensino, vinculada à atual PROEN. Em 1988 graduou-se em Letras na FURB. Em 1996 concursou-se no cargo de Assistente Administrativo, e no ano seguinte foi nomeada para o cargo de Chefe da Seção de Apoio Pedagógico, onde permaneceu até 2003. Foi Chefe Divisão de Registro Acadêmico em 2003 e da Seção de Apoio Técnico ao Ensino de 2005 a 2006. Entre suas principais atividades podemos citar: atualizações do Guia do Estudante, do Censo Educacional da FURB, atividades relacionadas à Renovação e Credenciamento dos Cursos e atividades ligadas à Avaliação de Cursos e das Avaliações Institucionais, além do cadastro de Cursos no e-MEC, sistema eletrônico do Ministério da Educação que permite o acompanhamento dos processos que regulam a Educação Superior no Brasil.
 
Mário Cesar de Oliveira
Natural de Chapecó, nasceu em 15/04/1964, filho de Zelia Cruz de Oliveira. Foi admitido na FURB em 1992 para o cargo de observador meteorológico do então Projeto Crise, mais tarde Instituto de Pesquisas Ambientais. Em 1996 concursou-se no cargo de Assistente Operacional. Atua junto ao Centro de Operações do Sistema de Alerta (CEOPS) atualmente vinculado ao Instituto FURB, cujas atividades estão alocadas no Departamento de Física, nas previsões do tempo, no monitoramento dos níveis do rio na Bacia do Itajaí-Açu, pesquisas e laudos técnicos. Tem participado em diversos projetos da Instituição, como apoio técnico na área de hidrometeorológico. Atualmente vem atuando nos projetos do Consórcio Salto do Pilão, Lontras - SC e no Projeto de Modernização e Ampliação da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico da Bacia do Rio Itajaí, onde exerce a função de técnico hidrometrista da FURB. Além disso, ele é praticamente o porta-voz da FURB na relação com a Defesa Civil municipal nas questões relacionadas a eventos de inundações. Muito do conhecimento que a comunidade de Blumenau e do Vale do Itajaí tem do CEOPS/FURB se deve às atividades desenvolvidas pelo servidor.
Publicação: 04/07/2014 - 11h39 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh

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