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04/07/2014 - Programa Incluir começa desenvolver primeiras ações


O Programa Incluir, projeto de extensão do Curso de Fisioterapia da FURB, começou a executar as primeiras ações. Criado no final de abril deste ano, o programa tem como objetivo principal facilitar o processo de inclusão das crianças e adolescentes com deficiência. A primeira parceria foi formalizada com a Secretaria de Educação do município de Gaspar, especificamente com a coordenação da Educação Especial.
 
O Programa é composto por dois projetos: o Mais Inclusão e o Formação de Professores. A primeira ação do Formação de Professores foi uma capacitação que ocorreu no final de junho, envolvendo os professores de apoio e berçaristas dos oito Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de Gaspar. Este encontro foi ministrado pela professora do curso de Fisioterapia, Janaina Real de Moraes, responsável pelo Programa, e pelo professor extensionista Marcus Vinicius Marques de Moraes, auxiliados por nove alunos, todos voluntários.
 
Estes encontros serão bimestrais, e o próximo vai ocorrer em setembro.
 
O Mais Inclusão atuou em dois CDIs: o Dorvalina Fachini e o Vovó Leonida. Nestes dois CDIs foram orientados os professores regentes e de apoio de três crianças que têm paralisia cerebral e duas autistas. “A escolha por Gaspar se deu por conta da demanda do município. Desenvolvemos o Programa conforme o que eles estavam precisando”, disse a professora Janaina.
 
Para o segundo semestre de 2014, o desafio será ampliar o atendimento para os outros CDIs. E, partir de 2015, desenvolver ações em escolas municipais de Gaspar.
 
Sobre o Programa Incluir
O Programa Incluir tem como objetivo auxiliar no processo de inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Ele é composto por dois projetos: o “Mais Inclusão” e a “Formação dos Professores”. O projeto “Mais Inclusão” visa oferecer orientações aos professores e pais de alunos com deficiência. Os profissionais do projeto sugerem recursos fisioterapêuticos e materiais pedagógicos adaptados que auxiliem no processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, dão dicas de estabilidade e alinhamento postural e fazem um levantamento das barreiras arquitetônicas das instituições de ensino com possíveis maneiras de eliminá-las.
 
Já o projeto “Formação de professores” tem como objetivo oferecer um curso de formação continuada para capacitar os profissionais de educação para o processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, inicialmente abordando temáticas que sejam de interesse dos professores.
Publicação: 04/07/2014 - 09h32 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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