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12/08/2014 - Compreender o sentido de ser criança


A mestranda Daniela Odete de Oliveira, do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Educação da FURB, defende nesta quinta-feira (14-08), às 14 horas, na sala I 305, a dissertação intitulada A compreensão de crianças do ensino fundamental sobre a escola, a infância e o(s) sentido(s) de ser criança. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Marchi.
 
A pesquisa realizada tem por objetivo conhecer melhor  as opiniões e ações das crianças no cotidiano escolar. Adentrar, mesmo que limitadamente nesse cotidiano, aprender com elas e não somente sobre elas. Ouvi-las e percebê-las nas suas interações com outras crianças e adultos, a fim de compreender como podem contribuir com o replanejamento dos tempos e espaços da escola a partir dos sentidos que atribuem à infância, ao fato de serem crianças e à identidade de alunos do Ensino Fundamental.
 
Contemporaneamente, as discussões que se apresentam acerca da condição infantil na sociedade e as suas transformações ao longo da história vêm despertando interesse entre os profissionais da educação que, através dos estudos sociais da infância, buscam repensar os conceitos de criança, de infância e de educação escolar.  
 
Metodologia
Com aporte teórico na Sociologia da Infância, tem-se por pressuposto neste estudo reconhecer as crianças como atores sociais, participantes ativos dos processos sociais, produtores e reprodutores de cultura. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou instrumentos da investigação etnográfica (diário de campo, entrevistas, desenhos, fotografias) e foi realizada com crianças entre dez e onze anos de idade que cursavam o quinto ano, de uma Escola Pública de Ensino Fundamental, em um município do Vale do Itajaí/SC.
 
Os resultados do estudo fornecem pistas de como as crianças vislumbram uma 'escola ideal', sendo que essa está centralmente relacionada ao espaço físico para o exercício de atividades de esportes, consumo, informática e artes; à aquisição de equipamentos como brinquedos, mobílias, equipamentos eletrônicos, mas sendo também mencionados aulas e horários diferenciados.
 
Os estudantes destacaram no conceito de criança características do ofício de aluno, pois definiram como próprio da criança "brincar" e "aprender" (aprendizagem relacionada à escola). No entanto, relativamente ao conceito de aluno não apontaram a atividade da brincadeira, mas ações de aprender, respeitar, ter responsabilidade, etc.
 
No que se referem ao significado do conceito de infância, as opiniões das crianças e o silêncio que manifestaram diante da pergunta revelam o quão abstrato e complexo ele se apresenta para elas. Na análise desses dados refletimos essencialmente sobre o processo histórico de individualização da criança (ELIAS, 1994; MARCHI, 2007), o consumo no universo infantil, os conceitos de "ofício de criança" e "ofício de aluno" compreendidos no quadro interpretativo do paradigma da infância/criança como construções sociais, as novas didáticas e espaços de ensino e aprendizagem. Por fim, realizamos reflexões acerca de como as contribuições da Sociologia da Infância apontam para a necessidade de ouvir as crianças nos seus contextos de vida.
Publicação: 12/08/2014 - 10h13 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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