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03/12/2014 - Dissertação discute a voz dos professores na Prova Brasil


A mestranda Marina Luciani Garcia, do Programa de Pós-graduação em Educação da FURB, defende nesta quinta-feira (04-12), às 9h, na sala I 304 do Campus I, a dissertação intitulada A Prova Brasil na voz dos professores do Ensino Fundamental. A pesquisa foi orientada pelo Prof, Dr. Osmar de Souza.
 
O estudo teve apoio financeiro do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e faz parte do projeto: Avaliação em larga escala: Prova Brasil e ENEM: desafios de leitura escrita. Nesta pesquisa, nosso objetivo é compreender na voz dos professores, os sentidos da Prova Brasil de Língua Portuguesa. A pergunta orientadora para iniciar as reflexões foi: Que sentidos os professores produzem em relação à Prova Brasil de Língua Portuguesa?
 
Metodologia
Esta é uma pesquisa qualitativa em educação realizada com base em dados provindos de entrevistas com quatro professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental do Vale do Itajaí, Santa Catarina. O aporte teórico para compreender os discursos enunciados neste estudo esteve pautado nos conceitos-chave da teoria enunciativa do Círculo de Bakhtin. As reflexões sobre avaliação estão presentes em todos os objetivos do estudo e serão frequentes nas discussões, o foco está na avaliação externa, em larga escala.
 
Nas reflexões sobre o Prova Brasil de Língua Portuguesa embasa-se nos estudos do letramento para discutir as práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.  Os sentidos produzidos perante os dados apontam que a dinâmica da Prova Brasil não é familiar ao professor e que os resultados da avaliação não modificam o cotidiano escolar com ações pedagógicas em busca da melhoria, da qualidade almejada no objetivo do teste.
 
A Prova Brasil pode alcançar uma nova geração de avaliações, quando priorizadas as ações e as consequências provindas dos resultados. Para alcançar esse objetivo ressalta-se a necessidade de aproximar o professor e a escola desse processo avaliativo, ao entender a dinâmica da avaliação e compreender os resultados, através de atitudes responsivas podem surgir ações de melhoria na aprendizagem dos alunos e consequentemente na qualidade do ensino. Portanto, pelo estudo, constata-se uma responsabilização branda.
 
Publicação: 03/12/2014 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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