Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


05/02/2015 - Ouvidoria atendeu mais de cinco mil casos no ano passado


A Ouvidoria da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou 5.292 atendimentos em 2014, uma média de 360 casos por mês ou 12 ao dia. Criado pelo Conselho Universitário em 2012, com o objetivo de analisar as reclamações e sugestões de alunos, professores e usuários dos serviços da FURB, o órgão foi acionado em 83,6% dos casos para dirimir dúvidas. Em 2013 foram 5.544 atendimentos. Na média, a Ouvidoria atende cinco mil casos/ano.
 
Segundo o ouvidor, professor Leonir Alba, a maioria das dúvidas refere-se a matrículas em cursos, pagamentos, horários de atendimento de setores ou aulas, classificação em exames e notas. Ainda no que se refere a números totais, a Ouvidoria recebeu também, ano passado, 192 críticas a alguma situação na FURB (3,62% do total); 32 sugestões (0,6%); e 629 acessos na categoria outros (11,8%).  
 
- A procura tem sido muito grande pela Ouvidoria, que tem canalizado as críticas, dúvidas e sugestões sobre atos e fatos da Universidade, numa clara demonstração de credibilidade do serviço. Todas as manifestações são cuidadosamente recebidas, encaminhadas aos setores competentes e acompanhadas para que se produza um atendimento ágil e eficaz às demandas, o que também serve para se aprimorar os processos baseados em dados confiáveis e sistematizados”, garante o ouvidor.
 
Esse papel da Ouvidoria de cobrar soluções das demandas, inclusive em situações de conflito, está consolidado e já quebrou as resistências iniciais, admite o ouvidor. “No início, é claro, havia o temor de interferências, mas hoje temos facilidade em dialogar e encontrar soluções conjuntas em todos os setores, que entenderam o papel que temos de intermediar os questionamentos da melhor maneira possível”, disse, ao lado do braço-direito Marcos Alberto dos Santos.
 
Tem interesse em conhecer mais ou acessar à Ouvidoria? Visite o endereço eletrônico e/ou preencha o formulário. Mais informações pelos telefones 3321-0678 e 3321-0958, além do e-mail ouvidoria@furb.br
 
Confira o quadro com os atendimentos do ano passado: 
 

Tabela 1: Atendimentos realizados pela Ouvidoria/ SAP em 2014

Mês/Ano

Críticas

Dúvidas

Sugestões

Outros

Total

Jan/2014

3

525

3

80

611

Fev/2014

26

435

2

67

530

Mar/2014

28

344

9

59

440

Abr/2014

17

353

4

50

424

Mai/2014

9

328

2

49

388

Jun/2014

15

344

0

42

401

Jul/2014

24

386

1

58

469

Ago/2014

22

285

6

65

378

Set/2014

15

353

1

43

412

Out/2014

21

406

1

50

478

Nov/2014

10

313

1

41

365

Dez/2014

2

357

2

35

396

 TOTAL

 

 

 

 

5292

 

Publicação: 05/02/2015 - 13h03 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh

Fevereiro/2015 (alterar)

27/02/2015 26/02/2015 25/02/2015 24/02/2015 23/02/2015 20/02/2015 19/02/2015 18/02/2015 13/02/2015 12/02/2015 11/02/2015 10/02/2015 09/02/2015 06/02/2015 05/02/2015 04/02/2015 03/02/2015 02/02/2015


Painel