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17/03/2015 - Enade: estudo aponta discursos de coordenadores de cursos

A mestranda Taise Feldmann, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende no próximo dia 26 a dissertação intitulada “Enade: efeitos de sentido nos discursos de coordenadores de cursos de graduação na área da Saúde”. A defesa ocorre a partir das 14 horas, na sala I-305 (Campus 1).
 
Orientado pelo prof. Dr. Osmar de Souza, o trabalho terá ainda na banca examinadora as professoras Dras.  Cássia Ferri (Univali); Márcia Regina Selpa Heinzle (FURB) e Maristela Pereira Fritzen (FURB).
 
Resumo
 
A partir do ano de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES passou a avaliar a educação superior brasileira por meio de três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
O último componente, que é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade tem como propósito aferir o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
A pesquisa tem como objeto de estudo o Enade, com foco nos discursos de coordenadores de cursos de graduação da área da saúde e está vinculada à Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.
A pergunta norteadora do estudo é “que discursos são produzidos por coordenadores de cursos de graduação da área da saúde sobre o Enade?”. A pesquisa tem como justificativa pessoal a atuação profissional da pesquisadora, por três anos, como secretária em projetos de pesquisa e extensão na área da Saúde, e, portanto, a realização de eventos e outras ações com o Centro de Ciências da Saúde e a Assessoria Pedagógica da IES pesquisada, nos quais os coordenadores de cursos eram o foco e, entre as discussões realizadas, percebeu-se a preocupação com o processo das avaliações nacionais em larga escala, como o Enade.
Também, a escolha dos sujeitos se deu devido ao envolvimento da coordenação/gestão dos cursos com o Enade e pelos cursos da área da saúde participarem do exame no ano de 2013. Dessa forma, o corpus da pesquisa foi constituído pelos discursos de oito coordenadores de cursos do Centro de Ciências da Saúde de uma Universidade do Sul do Brasil.
 
Para a geração dos dados se utilizou como instrumento entrevistas semiestruturadas e individuais, que tiveram como tópico guia a compreensão do que significa o Enade, o envolvimento dos coordenadores nesse processo avaliativo, o papel dos coordenadores diante desse processo e os impactos do Enade nos cursos.
 
As reflexões teóricas propostas na pesquisa foram baseadas em autores que estudam sobre avaliações no ensino superior, no Brasil, com contribuições de outros países, ao se considerar as condições de produção das avaliações no cenário mundial e nacional. Também na gestão do ensino superior, ao discutir o papel dos coordenadores de cursos diante do Enade, e na teoria analítica de Análise do Discurso Francesa, ao interpretar e buscar compreender os discursos dos sujeitos da pesquisa.
 
Segundo a mestranda, a análise aponta que "tais discursos são interpelados tanto pelos efeitos ideológicos do Estado, quanto pela posição-sujeito de coordenador/gestor de curso e produzem efeitos de sentido de acatamento, regulação e/ou controle e resistência e/ou descontentamento". 
Publicação: 17/03/2015 - 11h31 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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