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27/03/2015 - FURB reforça seu compromisso com as licenciaturas


Ao abrir hoje pela manhã (dia 27) o 5º. Seminário de Integração do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), o reitor da FURB, professor Dr. João Natel, destacou que são muitos os desafios da educação básica, “mas a formação do professor ganha centralidade; é constrangedor observar que muitas universidades encerram cursos de licenciatura, até em função da baixa procura, mas na FURB teimamos em fortalecer e ampliar as licenciaturas e programas como o PIBIB, Prodocência e Parfor são prova disso, por entendermos que precisamos avançar no compromisso com a formação e no diálogo com a educação básica, que hoje precisa se reinventar para dar conta das demandas das novas gerações”. O evento foi aberto pela coordenadora geral, professora Dra. Gicele Maria Cervi.
 
Na sua fala, a diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, professora Dra. Rita Buzzi Rausch, ressaltou o papel da pesquisa como elemento fundamental na formação e na prática do professor e, mais que isso, na formação de um professor-pesquisador. “Vários projetos de cursos de licenciatura no País já incluem em suas metas a formação do professor-pesquisador, assim como nossa política na FURB deixa claro essa perspectiva. Mas precisamos refletir se estamos realmente formando esse profissional, que pesquisador é esse e quais são as pesquisas”.  
 
Para colaborar com a FURB nessa reflexão, a primeira palestra versou justamente sobre “Propostas para formação dos Professores: desafios e possibilidades”, ministrada pela renomada professora Dra. e pesquisadora Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre (PUC-SP). Antes de abordar o tema propriamente dito, ela fez questão de se dizer defensora intransigente do PIBID. A professora integrou um grupo que avaliou nacionalmente o programa mostrando as suas grandes contribuições para o desenvolvimento de acadêmicos e dos professores das universidades e das escolas, muitos renovando práticas e currículos, ampliando o diálogo articulado com/e nas escolas e tornando o ensino-aprendizagem mais significativo.
 
Para ela, o PIBID “sinaliza um modelo que funciona e pode ser estendido pelas universidades”. A professora Marli André ainda destacou que há IES que fazem trabalho com “ex-pibidianos”, como suporte aos egressos na melhoria das suas atividades escolares e na discussão com gestores dos estabelecimentos, porque muitos reclamam da solidão de professor iniciante, pois no PIBIB tudo é colaborativo. A diferença importane é que não há o “choque de realidade” na escolas pelos que participaram do programa.
 
Segundo Marli Andre, no século 21 três ideias-chave norteiam a formação de professores, em qualquer lugar do planeta: o professor reflexivo, o professor-pesquisador e o desenvolvimento profissional. Disse que o professor-reflexivo se apropria do conhecimento e cria as condições para o aluno querer aprender. Faz reflexão crítica sobre a prática, planeja, registra, revisa e muda, para que os alunos tenham educação de qualidade e possam fazer uma inserção crítica na sociedade, criando ou fortalecendo o movimento de uma escola reflexiva e coletivizando a reflexão crítica, ou seja, há uma evolução.
 
Também o professor-pesquisador passa pelo processo da pesquisa individual para coletiva, colaborativa, compartilhada, sendo uma ideia recente que está evoluindo, colaborando para a emancipação das pessoas. Como princípios para a formação do professor-pesquisador, ela apontou a autonomia de ideias, a emancipação e a aprendizagem significativa dos alunos. “Os professores que tomam iniciativa, decidem, sentem-se com maior poder e capacidade para influenciar positivamente na aprendizagem dos alunos nas escolas”, afirmou, acrescentando duas frases de efeito: “só existe pesquisa se tiver um problema para resolver; e sem conhecimento não há emancipação”. Para ela, urge aos futuros professores aprender a problematizar, buscar dados e instrumentais para elucidar a questão e expressar os resultados. Questionar, pois “ensinar é construir conhecimento” e não meramente transmitir conteúdo. A solução, segundo ela, é “ler, ler, ler e estudar muito”.
 
Sequência da programação
 
 Duas palestras estão programadas para hoje, às 19h30min. No auditório da Biblioteca Universitária (campus 1), o professor Marcos Silva abordará “Temas transversais e o cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na formação de professores e nas escolas de educação básica”. E auditório do bloco J, o professor e mestre em Ciência Jurídica, Roberto Diniz Saut, falará sobre o tema da “Violência”.
 
 No sábado (dia 28/3), o Seminário do PIBID/CAPES prossegue no Ginásio-Escola. A partir das 9 horas, no momento inicial será abordada a questão da interdisciplinaridade e meia-hora depois serão formados grupos para análises de casos de estudo e escolar, culminando com atividades de socialização/encenação a partir das 10h30min.
Publicação: 27/03/2015 - 13h56 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh

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