Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


11/11/2015 - Pesquisa discute desafios lúdicos no ensino fundamental

O mestrando Jonathan Gil Müller, do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática da FURB, apresenta nesta segunda-feira (16-11), às 9h30min, na sala I 205, Campus I, um seminário intitulado Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: Desafios Lúdicos. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Tania Baier.
 
Nesta pesquisa, inicialmente é apresentada uma reflexão relacionada ao ensino de Matemática, de acordo com as recomendações dos movimentos brasileiros de reorganização curricular, enfatizando a abordagem, em sala de aula, de temas desenvolvidos na atualidade.
 
Foram procurados modos de tornar acessível, aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, tópicos da Teoria dos Grafos, sendo elaboradas, para compor o produto educacional desta dissertação, oito atividades no formato de desafios lúdicos. A Teoria dos Grafos caracteriza-se pelo estudo qualitativo dos objetos, e por sua simplicidade de representação possui inúmeras aplicações como também é referenciada em diversas áreas do conhecimento. Para um melhor entendimento dos conhecimentos propostos no produto educacional, foi usado um dos recursos pedagógicos recomendado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o uso da história da matemática.
 
Fundamentação
Para tanto, foi discutido o Problema das pontes de Königsberg, uma cidade prussiana, localizada em meio a ilhas, no centro do rio Pregolya, estudado pelo matemático Leonhard Euler (1707 – 1783), em 1736, um marco na história da Teoria dos Grafos, e o Teorema das quatro cores, estudado em meados do século XIX.  Atualmente Königsberg chama-se Kalinigrado.
 
Metodologia
 Os desafios elaborados foram organizados em uma oficina e aplicados, separadamente, com licenciandos do curso de Matemática e com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. A aplicação do produto educacional e sua respectiva análise seguiram os preceitos metodológicos da pesquisa qualitativa e da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. As situações divertidas proporcionadas pelos desafios foram importantes para motivar os estudantes, contribuindo, desse modo, para o ensino e a aprendizagem dos conceitos sugeridos, proporcionando um entendimento da Matemática como uma ciência em contínuo processo de criação.
 
Foto: Representação das pontes de Königsberg
Publicação: 11/11/2015 - 10h21 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Novembro/2015 (alterar)

30/11/2015 27/11/2015 26/11/2015 25/11/2015 24/11/2015 23/11/2015 20/11/2015 19/11/2015 18/11/2015 17/11/2015 16/11/2015 13/11/2015 12/11/2015 11/11/2015 10/11/2015 09/11/2015 06/11/2015 05/11/2015 04/11/2015 03/11/2015


Painel