Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


05/11/2015 - Seminário discute cinema no ensino de matemática

A mestranda Rosangela Silveira da Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta nesta segunda-feira (09-11), às 10 horas, na sala I 205, Campus I, um seminário intitulado Filmes cinematográficos como organizadores prévios para uma aprendizagem matemática significativa. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Elcio Schuhmacher.
 
O seminário tem por objetivo discutir aspectos relevantes acerca da utilização de filmes cinematográficos apresentados como organizadores prévios para o ensino da Matemática. Este trabalho está fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, no qual discute-se da importância dos filmes cinematográficos como elementos facilitadores da aprendizagem significativa.
 
Metodologia
A didática aplicada, busca amenizar as dificuldades de aprendizagem que a disciplina apresenta, bem como, a necessidade de alternar metodologias de ensino, para alcançar o sucesso na aprendizagem da mesma.  Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde, no corpo do trabalho são apresentadas contribuições do cinema à educação na perspectiva de autores da área de ensino, do mesmo modo que os filmes são apresentados, como organizadores prévios de ensino. 
 
A pesquisa de campo foi realizada com uma turma de 9º ano, de uma escola Pública Estadual do município de Itajaí, Santa Catarina, na qual foram realizadas duas intervenções. A primeira proposta, teve por objetivo explicitar conceitos elementares da Teoria do Caos, utilizando-se para tanto o filme “O dia depois de amanhã”.
 
Já a segunda intervenção, teve por objetivo aclarar os estudantes sobre os modelos mais populares da Teoria dos Jogos utilizando-se para tanto o filme “Uma mente brilhante”. Os resultados apurados levou a concluir que a utilização de filmes cinematográficos como elementos facilitadores de ensino deve ser mais explorada no ambiente escolar, haja vista que se o filme “O dia depois de amanhã” contribuiu para o aprendizado de conceitos elementares da Teoria do Caos, outros filmes poderão contribuir em outros campos do saber.
 
O trabalho ora apresentado explicita a relevância da utilização de filmes cinematográficos como recurso potencializador de ensino. Para isso, foi realizada a análise do filme “O dia depois de amanhã” (2004), de Rolland Emerich, onde foi possível verificar que este pode ser apresentado como recurso metodológico para uma introdução aos conceitos da Teoria do Caos.
 
Para a análise das cenas consideradas relevantes para o estudo, convencionou-se o tempo como unidade de medida. Assim, por meio desta grandeza, pode-se obter o tempo aproximado do início do recorte da cena que importa para a abordagem do conteúdo proposto. As conclusões apontam para a necessidade de uma maior exploração deste recurso audiovisual no campo educacional, haja vista que se o filme “O dia depois de amanhã”, pode ser utilizado para introduzir e  exemplificar conceitos elementares da Teoria do Caos, outros poderão ser explorados com o escopo de contribuir  em outros campos do saber.
 
O presente trabalho, tem por objetivo relatar a trajetória de uma experiência intra-classe, O objetivo geral da didática, era o de abordar conceitos elementares da Teoria do Caos, bem como promover discussões acerca da preservação do meio ambiente, apoiando-se na Teoria cognitiva da Aprendizagem Significativa e propiciando  interdisciplinaridade.
  I
nicialmente, foi elaborado um organizador-prévio expositivo, com recortes de cenas do filme “O dia depois de amanhã”, com enfoque em um conteúdo que considerou-se ter partido de um nível mais alto de abstração, tal como: Mudança de comportamento em determinados eventos. O filme ora mencionado, roteiriza mudanças climáticas extremas, decorrentes da ação descontrolada do homem sobre a natureza, promovendo poluição.
 
Elaborar questionários que pudessem ser aplicados previamente e posteriormente a apresentação do material produzido, foi o próximo passo, permitindo assim uma análise mais criteriosa acerca dos resultados obtidos na aplicação do organizador.
O material de aprendizagem, foi apresentado em Power Point, durante as aula de Ciências para uma amostra de 19 alunos, sendo que para os recortes das cenas relevantes foi utilizado o Movie Maker, uma ferramenta do Windows de fácil acesso.
    
Nos resultados, foi notório o progresso dos alunos, haja vista que um grande percentual destes, inicialmente relata nunca ter ouvido falar na Teoria do Caos e após apresentação do material de aprendizagem, um grande percentual desses aprendizes conseguiu elaborar seu próprio conceito acerca do assunto.
 
Publicação: 05/11/2015 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Novembro/2015 (alterar)

30/11/2015 27/11/2015 26/11/2015 25/11/2015 24/11/2015 23/11/2015 20/11/2015 19/11/2015 18/11/2015 17/11/2015 16/11/2015 13/11/2015 12/11/2015 11/11/2015 10/11/2015 09/11/2015 06/11/2015 05/11/2015 04/11/2015 03/11/2015


Painel