Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


03/12/2015 - Trabalho analisa aprendizagem a partir de clube de ciências

A mestranda Graciele Alice Carvalho Adriano, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende a sua dissertação nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 14 horas, na sala I-205 (bloco I, campus 1).
 
O título do trabalho é “A aprendizagem e o desenvolvimento de crianças a partir da implantação de um clube de ciências em uma escola de tempo integral no município de Blumenau (SC).
 
A Banca Examinadora é composta pelo Prof. Dr. Edson Schroeder (FURB-Presidente); Profa. Dra. Nadir Castilho Delizoicov (UFSC); Dra. Daniela Tomio (FURB);  Profa. Dra Gicele Maria Cervi (FURB).
 
Resumo
 
Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina. A pesquisa teve com objetivo geral analisar o processo de construção do conhecimento científico por crianças, a partir do desenvolvimento e da participação em um Clube de Ciências. Estas reflexões aconteceram a partir da base teórico conceitual da escola histórico cultural, proposta por Lev S. Vigotski. Como objetivos específicos, propomos identificar conceitos espontâneos e científicos, relacionados ao tema de investigação, desenvolvido no Clube de Ciências; analisar os amplificadores culturais utilizados no Clube de Ciências; apreender indicadores de aprendizagem e desenvolvimento a partir das atividades no Clube de Ciências, considerando-se as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.
 
 A pesquisa, realizada em uma escola da Rede Estadual do Ensino, na cidade de Blumenau (SC), participante do projeto de Escola Pública Integral – EPI, contou com a participação na pesquisa de 33 crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental e a professora responsável pela disciplina de Iniciação Científica. A partir desta disciplina, que aconteceu no contraturno, organizamos e implantamos o Clube de Ciências na escola.
 
A abordagem, de cunho qualitativo, baseou-se na análise teórico reflexiva, denominada pesquisa-ação, com caráter investigativo e reflexivo. Para o procedimento de análise, também consideramos o método investigativo da pesquisa sociocultural (WERTSCH, 1998), de cunho qualitativo, com abordagem na análise microgenética. Nossa investigação parte de um desafio: o de apresentar e desenvolver uma proposta educativa que denominamos de Clube de Ciências, para apreendermos e compreendermos o complexo movimento de aprender ciências na escola.
 
As análises dos dados nos mostraram um desenvolvimento conceitual científico, ainda na forma sincrética. A forma como foram mediados pela professora trouxe contribuições significativas sobre a forma de aprender, facilitando ou até mesmo desafiando as crianças para o desenvolvimento do pensamento conceitual. Observamos, nos modos de falar e agir das crianças, avanços na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal a partir dos conhecimentos desenvolvidos ao longo das atividades no Clube de Ciências.
 
Como resultados, percebemos que um dos fatores que influenciou a construção dos conhecimentos científicos contou com a mediação da professora, pela ação dialógica que estabeleceu com a turma e das crianças entre si. Podemos dizer que a implantação e o desenvolvimento do Clube de Ciências, na turma do segundo ano, possibilitaram momentos de aprendizagem significativa e diversificada, se pensarmos nas aulas tradicionais, que acontecem por intermédio das disciplinas regulares. 
Publicação: 03/12/2015 - 10h59 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Dezembro/2015 (alterar)

18/12/2015 17/12/2015 16/12/2015 15/12/2015 14/12/2015 11/12/2015 10/12/2015 09/12/2015 08/12/2015 07/12/2015 04/12/2015 03/12/2015 02/12/2015 01/12/2015


Painel