Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


16/03/2016 - Trabalho analisa liderança de reitores catarinenses


A mestranda Joseane da Silva Soethe, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 17, a partir das 14h30min., na sala F-204 (campus 1).
 
O título do trabalho é “Desenvolvimento da identidade de liderança: um estudo com reitores de universidades catarinenses”.
 
São membros da Banca Examinadora os professores doutores: Presidente Mauricio Capobianco Lopes (FURB); Maria José Carvalho de Souza Domingues (FURB); Patrícia Martins Fagundes Cabral (Unisinos); Suplente: Iara Regina dos Santos Parisotto- FURB.
 
Resumo da dissertação
 
O objetivo deste estudo se referiu a compreender como ocorre o desenvolvimento da identidade de liderança dos reitores das Universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Para isso analisou, através da percepção dos reitores, como o desenvolvimento pessoal, os relacionamentos e a compreensão do que é liderança contribuíram para a constituição da identidade de liderança.
 
Este estudo se justificou pelas Universidades apresentarem um ambiente dinâmico e de múltiplas interações e exigirem de seus reitores práticas de liderança que atendam às demandas da atualidade. Outra contribuição está relacionada ao fato de que para desenvolver a liderança é necessário compreender como a identidade de liderança é formada e quais influências são significativas para o seu desenvolvimento.
Como objeto de análise, esta pesquisa foi realizada com os reitores, totalizando oito respondentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas que abordaram a trajetória de vida e profissional. Referente aos seus objetivos esta pesquisa foi exploratória, descritiva e enquanto abordagem do problema, de natureza qualitativa. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo.
 
A dimensão pessoal possibilitou compreender que a autoconsciência foi construída através das relações e permite identificar os comportamentos em relação a liderança. Os reitores possuem consciência das experiências que possibilitaram o desenvolvimento de habilidades. Foram as experiências bem sucedidas na carreira profissional e trajetória de vida que proporcionou-lhes o desenvolvimento da autoconfiança. As motivações estão relacionadas a enfrentar desafios. A dimensão relacional permitiu compreender a influência das relações no desenvolvimento da identidade de liderança. Observou-se que ao falar de suas habilidades interpessoais, os reitores mencionam situações da liderança na universidade. As pessoas que serviram de referência durante sua vida influenciaram a identidade de liderança.
 
As atividades em grupo possibilitaram o desenvolvimento de habilidades importantes. A dimensão visão de liderança demonstrou que a compreensão do que é ser líder, corresponde aos modelos internalizados e os protótipos são pessoas que tem características semelhantes a si próprios. Também permitiu perceber que a compreensão do conceito de liderança se alterou com as vivências enquanto líder.
 
A maioria dos reitores relata ter sido identificado como líder e ter desempenhado função de liderança antes de assumir a função de reitor, estas experiências geraram aprendizado e modificaram suas ideias anteriores. Para o desenvolvimento da liderança, apenas alguns reitores participaram de cursos e eventos, outros mencionam leituras sobre o assunto.
Esses resultados indicam que os reitores estão aprendendo com a prática e que o exercício da liderança foi fundamental para os líderes em questão formarem ideias mais coerentes sobre o que é ser líder.
 
Quanto às conclusões foi possível identificar que os reitores se percebem enquanto líderes, porém a maioria ainda compreende a liderança com uma visão centrada no líder. A concepção de liderança está relacionada com o que aprenderam desde as primeiras interações sociais e essa aprendizagem é contínua. Esse fato evidencia que liderança é um aspecto que se aprende e que eles estão em processo de aprendizagem sobre ser líder. Este estudo permitiu aos reitores um momento de reflexão sobre a sua liderança.    
Publicação: 16/03/2016 - 11h28 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Março/2016 (alterar)

30/03/2016 29/03/2016 28/03/2016 23/03/2016 22/03/2016 21/03/2016 18/03/2016 17/03/2016 16/03/2016 15/03/2016 14/03/2016 11/03/2016 10/03/2016 09/03/2016 08/03/2016 07/03/2016 04/03/2016 03/03/2016 02/03/2016 01/03/2016


Painel