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24/06/2016 - Dissertação entrevista 215 docentes sobre gestão

O mestrando Manuir Schons, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende dissertação nesta segunda-feira, dia 27, às 10 horas, na sala F - 103.
 
“Gestão de instituições de ensino superior: estratégias de ensino-aprendizagem na concepção de docentes da educação profissional e tecnológica” é o título do trabalho acadêmico, a ser avaliado pela Banca, composta pela Presidente Profa. Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues – FURB; Titulares: Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisoto – FURB e Prof. Dr. Rogério da Silva Nunes – UFSC; Suplente:     Prof. Dr. Giancarlo Gomes - FURB
 
Resumo da dissertação
 
A educação escolar ocorre por meio de relações em contextos ideológicos e políticos determinados e determinantes, sendo que os objetivos desta relação são a construção ou a transmissão do conhecimento, dependendo da perspectiva ideológica e educacional adotada.
Neste cenário, a gestão de instituições de ensino superior contribuirá com a definição de estratégias de ensino-aprendizagem capazes de implementar o projeto educativo pretendido.
 
Dependendo do que se deseja ou se espera do processo educacional, podem-se utilizar determinadas estratégias de ensino-aprendizagem. Estas podem considerar a participação ativa dos alunos. No caso da Educação Profissional e Tecnológica acredita-se que a gestão de instituições de ensino superior deva contribuir com estratégias de ensino-aprendizagem capazes de propiciar a formação integral e emancipadora do cidadão por meio da formação profissional e do trabalho como princípio educativo.
 
Para tanto, as estratégias utilizadas pelos docentes da Educação Profissional e Tecnológica devem primar pela participação ativa dos estudantes, caracterizando-se como estratégias de ensino-aprendizagem ativas, ou seja, centradas na aprendizagem e no aluno.
Neste sentido, esta pesquisa objetivou analisar a gestão das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
 
O trabalho contou com a participação de 215 docentes. A pesquisa caracteriza-se descritiva, quanto aos objetivos e, quantitativa, em relação a sua natureza. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento (survey), com a aplicação de questionário. Por sua vez, a análise de dados utilizou-se da análise fatorial exploratória, estatística descritiva e análise de conteúdo. O trabalho está relacionado à linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade e ao grupo de pesquisa Gestão de Organizações Complexas e Ensino Superior, do Programa de Pós-graduação em Administração – FURB.
 
O estudo demostrou que a maioria dos docentes utilizam estratégias de ensino-aprendizagem centradas no aluno. A diferença entre os docentes que utilizam as estratégias centradas no aluno e os que utilizam as com foco no professor não foi expressiva, ratifica a proposta pedagógica e ideológica da Educação Profissional e Tecnológica.
 
A pesquisa também mostrou que o perfil docente está muito ligado à história e origem da Instituição e que os docentes das áreas exatas do conhecimento aplicam estratégias centradas no professor/ensino (tradicional), enquanto os professores das áreas das ciências humanas optam pelas estratégias centradas no aluno/aprendizagem (ativas).
Publicação: 24/06/2016 - 12h55 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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