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24/06/2016 - Trabalho investiga práticas de pesquisa de professores

A mestranda Arlete Ehlert de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende dissertação na próxima terça-feira, dia 28, a partir das 14 horas, na sala I-305.
 
O título do trabalho é “Concepções, práticas e desafios da pesquisa no olhar de professores do ensino superior de tecnologia”.
 
A Banca Examinadora é composta pela Presidente, Prof(ª) Dr(ª) Rita Buzzi Rausch/FURB; Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Márcia de Souza Hobold/UNIVILLE; Profa. Dr(ª) Daniela Tomio/FURB; Suplente: Prof. Dr Osmar de Souza/FURB
 
Resumo da dissertação
 
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender. Buscamos investigar as concepções, práticas e desafios da pesquisa no olhar de professores do ensino superior de tecnologia.
 
O objetivo da pesquisa foi compreender as concepções, práticas e desafios de pesquisa de professores que atuam no Ensino Superior de Tecnologia (EST) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da região norte do estado de Santa Catarina. E, de modo mais específico, conhecer as concepções de pesquisa dos docentes que atuam no EST da IES, identificar as práticas de pesquisa dos docentes da IES e evidenciar os desafios de pesquisa dos docentes que atuam no EST.
 
Para orientar este estudo e fundamentá-lo, as discussões foram pautadas em ideias de André (2013, 2014), Lüdke (2004, 2014), Beillerot (2001, 2014), e Rausch (2008, 2012) que discutem a pesquisa na formação docente, sua prática, desafios e importância. E, ainda, Cunha (2006, 2010) e Pimenta (2014), que aprofundam estudos acerca da formação de professores para a Educação Superior, além de Bazzo (2002, 2008), que discute sobre a educação tecnológica.
 
Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com 22 professores que atuam no Ensino Superior. E, como procedimento de geração de dados, foram utilizados a análise do Currículo Lattes, entrevistas semiestruturadas individuais e o grupo de discussão.
 
A análise de dados foi pautada na análise de conteúdo (BARDIN, 2004) e as categorias foram definidas a posteriori. No que se refere às concepções de pesquisa dos professores foram delimitadas três concepções: a pesquisa como processo que exige rigor científico, a pesquisa como processo de ressignificação da prática docente e a pesquisa como metodologia de ensino. 
As categorias que tratam das práticas de pesquisa foram: as produções dos professores e experiências desenvolvidas com a pesquisa. No que se refere aos desafios, a análise foi organizada em três categorias: a inexperiência em pesquisa, os tempos e espaços para se fazer pesquisa e a formação em pesquisa.
 
Por meio da análise, os resultados demonstraram que os professores que atuam no EST desta IES têm compreensão do que é pesquisa. Entre os professores, onze publicaram suas produções em ANAIS de congressos e/ou periódicos. Apesar de ainda ser um baixo número de produções, se comparado para a totalidade de produções da IES, é possível afirmar que existe um movimento de pesquisa que vem se consolidando nos últimos três anos. Os professores conhecem os desafios para avançarem na possibilidade de ampliar sua inserção na pesquisa, porém tempo e formação ainda são o maior problema apresentado por eles para a efetivação do processo de pesquisa, de forma intensa e contínua, conforme exigências legais e da própria IES.
Publicação: 24/06/2016 - 10h06 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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