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03/08/2016 - Estudo analisa atração e retenção de alunos na graduação

A mestranda Michelli Slhessarenko, do Programa de Pós-Graduação em Administração, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 4, a partir das 10 horas, na sala D-401.
 
“Atração e retenção de alunos nos cursos superiores de uma instituição pública” é o título do trabalho, a ser apresentado aos Membros da Banca: Presidente: Prof. Dr. Gérson Tontini – FURB; Titulares: Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto - FURB e Prof. Dr. Cláudio Reis Gonçalo – UNIVALI; Suplente: Prof. Dr. Júlio Cesar da Silva – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
A demanda de alunos interessados em contratar os serviços em ensino superior não tem sido suficiente para preencher todas as vagas disponíveis no mercado. Além da dificuldade de preencher as vagas oferecidas, as Instituições de Ensino Superior enfrentam um grave problema de evasão dos alunos que iniciam os cursos de graduação, o que culmina com a redução dos alunos que concluem seus estudos.
 
Diante do grande número de vagas ofertadas por diversas instituições de ensino superior e da evasão, o Instituto Federal Catarinense possui um grande desafio, de manter ocupadas todas as vagas oferecidas.
 
Em virtude disso, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre os fatores que influenciam na atração e retenção de alunos nos cursos superiores oferecidos por essa Instituição Pública de Ensino Superior. Para atingir o objetivo foi utilizado o método quantitativo, descritivo, de corte transversal e levantamento.
 
A definição da amostra foi por acessibilidade, composta por 197 estudantes dos campi de Camboriú, Blumenau, São Francisco do Sul e Araquari. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido com base nos atributos identificados na literatura acadêmica, o que resultou em 55 variáveis de atração e 70 de retenção, os quais foram agrupados por afinidades em um grupo menor de fatores.
 
Os fatores de atração identificados foram: empregabilidade, curso oferecido, qualidade percebida, imagem e reputação, compromisso com a sociedade, infraestrutura, disponibilidade de tempo e suporte financeiro.
 
Os fatores de retenção identificados foram: qualidade percebida, empregabilidade, qualificação pedagógica, integração acadêmica, imagem e reputação, infraestrutura, disponibilidade de tempo, desempenho acadêmico, localização, suporte financeiro e dificuldade pessoal.
 
Identificou-se que sete fatores influenciam tanto na atração quanto na retenção de alunos.
Publicação: 03/08/2016 - 11h33 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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