Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


09/08/2016 - Modelo avalia participação do consumidor na inovação

A mestranda Raniely Bloemer, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende a sua dissertação nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 14 horas, na sala F-206 (campus 1).
 
“Modelo para avaliação do grau de maturidade das práticas de cocriação de valor no desenvolvimento de produtos” é o título do trabalho acadêmico.
 
São membros da Banca: Presidente - Prof. Dr. Gérson Tontini – FURB; Titulares: Prof. Dr. Giancarlo Gomes - FURB e Prof. Dr. Fábio Lazzarotti – UNOESC; Suplente - Prof. Dr. Júlio Cesar da Silva – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Nos anos 90, as empresas começaram a preocupar-se com a opinião e satisfação do cliente, devido à forte concorrência, e nessa época surgiram ferramentas que ajudam as empresas a identificar as preferências e comportamentos dos consumidores.
 
Porém, percebeu-se que essas ferramentas eram limitadas e alcançavam apenas dois momentos do cliente com a compra, o pré compra e pós compra, e que ficava uma lacuna grande durante o uso. Juntamente com essa percepção, ocorria a popularização da Internet e uma mudança no perfil do consumidor, eles estavam mais informados e participativos, e as empresas perceberam a oportunidade de interagir de forma mais próxima com os clientes. Surge então a cocriação de valor.
 
A cocriação de valor possibilita o consumidor participar ativamente na criação de valor com a empresa, resultando em assertividade no lançamento de produtos, entender melhor o cliente, maior rapidez no lançamento de produtos, etc.
 
Porém, o uso dessa estratégia ainda não é claro para as empresas, e este é o objetivo deste trabalho, propor um modelo de maturidade para mensurar as atividades de cocriação de valor, com isso, as empresas conseguem identificar o que é necessário para incluir o cliente no processo de inovação da empresa, e as melhorias necessárias para atingir um maior nível de maturidade nessa atividade.
 
Para criar o modelo foi realizado estudo bibliográfico e para sua avaliação, foi realizada entrevista em caso único. O modelo proposto é inédito, desenvolvido a partir, principalmente, de outros três estudos. Possui 15 questões para medir a maturidade e cinco questões que se referem aos resultados obtidos com a cocriação de valor.
 
Após a entrevista, e como conclusão, algumas dimensões do modelo foram discutidas com mais atenção, como o nível de intimidade, o local de interação, o número ideal de participantes para atividade de cocriação, a plataforma de interação com o cliente e o sistema de suporte interno da empresa, outro ponto que foi discutido foi o próprio conceito de cocriação de valor.
 
O modelo de maturidade para cocriação de valor (MMCV) mostrou-se aplicável, porém necessita ser validado em um número maior de empresas.
Publicação: 09/08/2016 - 10h26 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Agosto/2016 (alterar)

31/08/2016 30/08/2016 29/08/2016 26/08/2016 25/08/2016 24/08/2016 23/08/2016 22/08/2016 19/08/2016 18/08/2016 17/08/2016 16/08/2016 15/08/2016 12/08/2016 11/08/2016 10/08/2016 09/08/2016 08/08/2016 05/08/2016 04/08/2016 03/08/2016 02/08/2016 01/08/2016


Painel