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01/09/2016 - Trabalho analisa projeto de educação para ecodesenvolvimento


A mestranda Ana Paula Tabosa dos Santos Sanches, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB faz a defesa pública da dissertação na próxima terça-feira, dia 6, a partir das 9 horas, na sala R-301.
 
"Programa Novos Talentos-FURB, "Subprojeto Educação para o Ecodesenvolvimento com Enfoque Interdisciplinar" uma parceria público/privada nos projetos-de-ação territorial", é o título do trabalho.
 
São membros da Banca Examinadora: Profª. Drª. Cristiane Mansur de Moraes Souza  -  FURB; Profº. Drº. Rodrigo Arantes Reis  -  UFPR; Profº. Drº. Gilberto Friedenreich dos Santos  -  FURB; Profº. Drº. Oklinger Mantovanelli Junior  -  FURB.
 
Resumo da dissertação
 
O Ecodesenvolvimento, termo cunhado em 1972 por Maurice Strong. Sachs (1993) propõe abordagens de ordem teórica e prática para os problemas socioambientais, com base nas cinco em eixos estratégicos interdependentes: ambiental, social, econômico, espacial e cultural.
 
Não existe Ecodesenvolvimento sem educação para o Ecodesenvolvimento, que é um novo modelo pedagógico que visa o ensino interdisciplinar com a troca de saberes e culturas. Em contexto o programa Novos Talentos FURB (edital CAPES 55/2012) o subprojeto Experiências de Educação para o Ecodesenvolvimento busca investir nos jovens os conhecimentos do Ecodesenvolvimento que vão ao sentido de uma mudança de comportamento.
 
Neste sentido os objetivos específicos desta dissertação foram: (i) Caracterizar aspectos pedagógicos (socioambientais) dos projetos-de-ação territorial do PNT-FURB; (ii) Caracterizar e analisar as competências e relações participativas dos projetos de ação territorial do PNT FURB 2015; (iii) Propor uma abordagem de educação para o ecodesenvolvimento em parceria com a iniciativa público/privada.
 
A metodologia fica claramente caracterizada por duas abordagens: (i) diagnostico descritivo e explicativo e (ii) outra parte de pesquisa-ação. Os resultados obtidos abrangem a integração entre pesquisa e extensão e projetos de aprendizagem significativa. Essas atividades de aprendizagem significativa são fundamentais na construção da proposição dos princípios de prática sistêmica transdisciplinar.
 
A proposição almeja a continuidade dos trabalhos de pesquisa-ação-formação, bem como a formalização de parcerias para viabilização financeira. As considerações finais podem contribuir para o processo de evolução da sociedade, no sentido de formar competências em direção a lideranças em processos de desenvolvimento. 
Press-release: 01/09/2016 11h10 | Publicação: 01/09/2016 - 11h10 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh | Foto(s): Divulgação

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