Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


05/10/2016 - Dissertação investiga a marca em contexto de vulnerabilidade

A mestranda Marília Cristiane Massochin, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 7, a partir das 16 horas, na sala F-204.
 
“O Brand Awareness no Contexto de Vulnerabilidade de Produtos: O Entendimento dos Heavy Users da Marca Apple” é o título do trabalho.
 
São Membros da Banca: Presidente, Prof. Dr. Edson Roberto Scharf – FURB; Titulares: Profa. Dra. Adriana Kroenke Hein - FURB e Prof. Dr. Fernando Cesar Lenzi  - Univali; Suplente  Prof. Dr. Leomar dos Santos – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
 A marca representa um papel fundamental para uma empresa, pois é ela quem define, na maioria das vezes, a decisão de compra de um cliente. Se ele vai permanecer ou não leal à marca, mesmo que ela apresente problemas em seus produtos, isso vai depender de uma série de fatores que devem ser considerados, entre eles o brand awareness ou reconhecimento da marca.
 
A marca Apple já demonstrou para o mundo que sabe manter os clientes como poucas empresas. Aliás, não é à toa que está no topo da lista das marcas mais valiosas do Vale do Silício.
 
Em virtude disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o brand awareness da Apple em um contexto de vulnerabilidade dos produtos da marca.
 
Para alcançar o objetivo foi utilizado o método qualitativo, Análise dos Discursos (AD), com entrevistas em profundidade e explicativo. A amostra não probabilística por tipicidade foi definida por snow ball (bola de neve), composta por 52 entrevistados heavy users da marca e moradores de 30 cidades e 12 diferentes estados brasileiros, mais Distrito Federal. Todos os respondentes possuíam, no mínimo, três equipamentos Apple. O instrumento de coleta de dados foi composto por dezoito perguntas, sendo quinze elaboradas com base em nove categorias – brand awareness e oito fatores que dificultam a construção de marcas fortes, segundo Aaker (2007).
 
O trabalho apresentou como resultado a alta relevância do reconhecimento da marca para a permanência com a Apple, mesmo no contexto de vulnerabilidade de produtos. A solução das vulnerabilidades e a confiança/qualidade no atendimento da assistência técnica foram evidenciados para permanência e futuros processos de compra de bens da Apple, sendo reconhecida como sinônimo de credibilidade e redutora de riscos na aquisição dos bens que fabrica.
Publicação: 05/10/2016 - 11h10 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Outubro/2016 (alterar)

31/10/2016 27/10/2016 26/10/2016 25/10/2016 24/10/2016 21/10/2016 20/10/2016 19/10/2016 18/10/2016 17/10/2016 16/10/2016 14/10/2016 13/10/2016 11/10/2016 10/10/2016 07/10/2016 06/10/2016 05/10/2016 04/10/2016 03/10/2016


Painel